Banca de DEFESA: ADETOYE AYOKUNLE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADETOYE AYOKUNLE
DATA : 31/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONTRIBUTIONS OF MAINTENANCE POLICIES FOR CENTRIFUGAL PUMPS USED IN AN IRON ORE CONCENTRATE PLANT


PALAVRAS-CHAVES:

Manutenção; Aprendizado por Reforço; Tempo de Atraso; Sistema de Espera; Manutenção Oportunista; Processo de Deterioração.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Implementar uma política de manutenção efetiva em equipamentos industriais é crucial para garantir o desempenho ideal. Em particular, manter a condição ótima de bombas centrífugas, que desempenham um papel crítico em vários processos industriais, como o transporte de lamas e fluidos, é de extrema importância. Por isso, esta tese apresenta dois estudos relacionados à manutenção de bombas centrífugas usadas na produção de concentrados de minério de ferro. O primeiro estudo propõe uma abordagem de aprendizado por reforço para manutenção baseada em condições das bombas, utilizando um modelo de degradação de processo gama variante para simular o processo de degradação e recomendar ações para minimizar os custos de manutenção a longo prazo. O estudo preencheu a lacuna na literatura ao considerar três características de desempenho, a saber, pressão, temperatura e vibração, na modelagem do ambiente de estado. O segundo estudo desenvolve uma política de manutenção oportunista integrada para um sistema de reserva frio composto por um conjunto principal de bombas e um conjunto reserva que é ativado em caso de falha, utilizando o conceito de delay-time e definindo duas políticas de manutenção para otimização combinada. A principal contribuição do estudo para o conhecimento está na política integrada que considera ações tanto para o sistema principal quanto para o sistema reserva. Uma análise de sensibilidade foi realizada nos dois modelos. Os resultados obtidos justificaram a robustez das políticas e demonstraram o potencial de melhoria das estratégias de manutenção na indústria de minério de ferro e outras indústrias que utilizam equipamentos semelhantes. Os dois trabalhos fornecem, portanto, insights valiosos para a melhoria das políticas de manutenção para bombas centrífugas e destacam a importância do desenvolvimento de estratégias de manutenção com custos reduzidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1510962 - CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
Presidente - 1549303 - CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
Externo à Instituição - GILBERTO FRANCISCO MARTHA DE SOUZA
Interno - 2766188 - MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
Externo à Instituição - PHUC DO
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 10:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05