PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELA CLAUDIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELA CLAUDIA DA SILVA
DATA : 06/07/2022
LOCAL: google meet

“Desenvolvimento de formulações com o óleo essencial de E. brejoensis Mazine (Myrtaceae): estudo toxicológico, genotóxico e avaliação das atividades antinociceptiva e anti-inflamatória”

Óleos essenciais. Complexo de inclusão. Microemulsões. Antinociceptivo.

Anti-inflamatório. Segurança toxicológica

Eugenia brejoensis Mazine é uma espécie utilizada na medicina tradicional para o tratamento de doenças inflamatórias, dores em geral e febre. Os óleos essenciais apresentam atividades biológicas interessantes, entretanto o seu uso na indústria farmacêutica é limitado em virtude das suas propriedades físico-químicas. Sistemas microemulsionados e complexos de inclusão molecular têm sido utilizados para incrementar as atividades biológicas e aplicações farmacotécnicas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver complexos de inclusão e sistemas microemulsionados com o óleo essencial E. brejoensis Mazine, avaliando o potencial antinociceptivo, anti-inflamatório e a segurança biológica. Procedeu-se a complexação do óleo essencial com β-CD (por malaxagem e slurry) e a caracterização por DR-X, DSC, TG e MEV. Sistemas microemulsionados foram formulados a partir de diagrama de fases, utilizando o óleo essencial (como fase oleosa), surfactantes e co-sufactantes (1:1) e água ultrapura. Os sistemas foram caracterizados por análise reológica, DLS, condutividade elétrica, microscopia de luz polarizada e pH. Os resultados da caracterização mostraram a complexação do óleo pelos métodos malaxagem e slurry sem grandes variações. A atividade antinociceptiva nos modelos de contorção abdominal evidenciou um aumento na inibição das contorções na administração do OEEb+ β-CD (77,22%) em relação ao óleo livre (67,74%); no teste da formalina, o complexo atuou via sistema opioide com aumento significativo nas fases de dor neurogênica (78,60%) e dor inflamatória (91,15%) em relação ao óleo livre (53,60%) e (75,21%), respectivamente. O tratamento em edema de pata com o óleo e com OEEb+ β-CD reduziu em 70,24% e 97,03%, que foi acompanhado também pela redução nos níveis de TNF-α (52,63% e 54%) e IL-1β (65,76% e 74,10%) no modelo de peritonite aguda. A administração oral do óleo essencial e do complexo de inclusão não apresentou toxicidade aguda, assim como não indicaram potencial genotóxico no ensaio cometa e micronúcleo. A toxicidade de doses repetidas por 28 dias revelou alterações histológicas nas dosagens de 1000mg/kg e 500mg/kg. O sistema microemulsionado (ME 2) foi newtoniano (N=1) com viscosidade constante, isotópico, com tamanho de gotículas de 18.69±0.04nm, PDI 0,181±0.06 e pH 6.4±0.04. ME 2 promoveu a redução da citotoxicidade do óleo em 14% nos fibroblastos L929. A atividade anti-inflamatória tópica, ME 2 promoveu redução de 87,5% do edema de orelha. Na contorção abdominal, a ME 2 e o óleo essencial mostraram-se promissores para analgesia dérmica, com percentuais de inibição de 57,52% e 67,60% respectivamente. No teste de movimento de calda, a morfina (8.75±0.20), o óleo (6.66±0.32) e ME 2 (6.33±0.33*) apresentaram resultados relevantes em comparação com os valores do controle de veículo ou microemulsão inerte. Os resultados obtidos validam o uso tradicional de E. brejoensis. Assim como, as respostas farmacológicas exibidas pelo complexo inclusão e sistema microemulsionado são amplamente relevantes para aplicação em novas formulações farmacêuticas.

Externa ao Programa - 029.282.653-25 - KÁTIA ALVES RIBEIRO - UFPE
Interna - 1169175 - LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO COELHO
Presidente - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 10:59