PPGBQF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA - CB DEPARTAMENTO DE BIOQUIMICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIELA RODRIGUES ALMEIDA

DISCENTE : GABRIELA RODRIGUES ALMEIDA
DATA : 25/08/2021
LOCAL: Meeting

EFEITO DA INIBIÇÃO DA CICLOOXIGENASE-2 NA LESÃO RENAL INDUZIDA PELA OBSTRUÇÃO URETERAL UNILATERAL EM RATOS

Celecoxibe; Ciclo-oxigenase 2; Fibrose renal; NADPH oxidase; Sistema renina-angiotensina.

A ciclo-oxigenase 2 (COX-2) é uma enzima importante na regulação do fluxo sanguíneo renal, contudo ela apresenta efeitos pró-fibróticos em situações de lesão renal. A fibrose é um fenômeno que envolve a ativação do sistema renina-angiotensina (SRA) e a NADPH oxidase. Apesar de ser conhecida a interrelação do SRA e da COX-2 no tecido renal, ainda é pouco conhecido se os efeitos protetores da inibição da COX-2 sobre a fibrose renal envolvem a modulação do SRA e da NADPH oxidase. Dessa forma, foi investigado os efeitos do inibidor da COX-2 celecoxibe sobre as alterações renais induzidas pela obstrução ureteral unilateral (OUU), analisando o impacto sobre componentes do SRA e atividade da NADPH oxidase. A OUU foi realizada em ratos machos Wistar (120 dias), enquanto que o grupo Sham foi submetido a uma simulação cirúrgica do procedimento. Após a cirurgia, parte dos animais submetidos a OUU recebeu um tratamento diário por sete dias com celecoxibe (10 mg/kg ou 100 mg/kg, via gavagem; n=8 cada). Os procedimentos experimentais foram aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFPE (nº 115/2019). Após 24 horas da OUU, foi observada uma elevação de cerca de 50% nos níveis séricos de ureia (P<0,001) e de três vezes nos níveis séricos de creatinina (P<0.01). Após 7 dias da cirurgia, não foram observadas alterações no peso corpóreo, consumo dietético e consumo hídrico entre os grupos experimentais. Por outro lado, os níveis séricos de creatinina e ureia permaneceram mais elevados (P<0,05) nos grupos submetidos a OUU, com exceção dos ratos tratados com a menor dose do celecoxibe, que apresentaram ureia sérica menor do que o grupo sem tratamento. A OUU também elevou a proteinúria, o que foi prevenido por ambas doses de celecoxibe. O rim obstruído apresentou maior deposição de colágeno no glomérulo e região tubulointersticial, em conjunto com elevação da atividade da NADPH oxidase e do conteúdo de RNAm para AT1aR. No rim contralateral, só foi observado aumento da atividade da NADPH oxidase e da deposição de colágeno no glomérulo, enquanto os níveis de RNAm para AT1aR não foram alterados. No rim obstruído, o tratamento com celecoxibe atenuou a deposição de colágeno glomerular apenas na maior utilizada, enquanto que o efeito na região tubulointerstiticial foi observado para ambas doses. Além disso, o tratamento com celecoxibe preveniu a elevação da atividade da NADPH oxidase em ambos os rins, bem preveniu a elevação do RNAm para AT1R no rim obstruído. Em resumo, os dados indicam que o celecoxibe apresenta efeitos antifibróticos que podem envolver inibição da ativação da NADPH oxidase e da via AT1R do SRA. Esse conhecimento pré-clínico pode fomentar estudos posteriores para o redirecionamento terapêutico do celecoxibe para o tratamento da DRC.

Presidente - 2069591 - LEUCIO DUARTE VIEIRA FILHO
Interna - 1558963 - GARDENIA CARMEN GADELHA MILITAO
Externo à Instituição - DIEGO BARBOSA DE QUEIROZ - UPE
Externa à Instituição - JULIANE SILVA DE FARIAS