Banca de DEFESA: SANMY SILVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANMY SILVEIRA LIMA
DATA : 06/10/2021
LOCAL: Remotamente

INTEGRAÇÃO DE DADOS AEROGEOFÍSICOS, GEOCRONOLÓGICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA A CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA DA PORÇÃO OESTE DO BATÓLITO IPOJUCA-ATALAIA (DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS)

Província Borborema; Domínio Pernambuco-Alagoas; SRTM; dados aerogamaespectrométricos; Dados magnetométricos; U-Pb em zircão.

Ao longo das últimas décadas, estudos geológicos, geofísicos e istópicos na Província Borborema (NE, Brasil), evoluíram consideravelmente, principalmente nas subprovíncias Norte e Central. Entretanto, o Domínio Pernambuco-Alagoas, inserido na subprovíncia Sul, não dispõe de estudos geofísicos, isotópicos e geológicos em detalhe. O uso e interpretação de dados e imagens obtidos através de sensores remotos permitem importantes aplicações nas geociências. Nesta pesquisa foram utilizados dados aerogeofísicos de alta densidade e dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para delimitar litologias e capturar indicadores lineares geológicos e geomorfológicos na porção oeste do Batólito Ipojuca-Atalaia. Este batólito ocorre de forma longitudinal à costa atlântica de Recife para as proximidades de Maceió e apresenta um formato triangular irregular, alcançando uma área próxima a 4.000 km2 de extensão e é limitado por duas zonas de cisalhamento, a norte pela Zona de Cisalhamento Palmares e a sul pela Zona de Cisalhamento Flexeiras. Utilizando os dados SRTM foi possível aplicar as metodologias de extração da hipsometria, grau de declividade, imagem sombreada e drenagem. O conjunto de produtos extraídos a partir desses dados possibilitou identificar os compartimentos geomorfológicos da área de estudo e como as estruturas geológicas imprimem um forte controle morfoestrutural na região. Nesse contexto, o controle estrutural do relevo é evidenciado pela dissecação das zonas de cisalhamento, onde a litologia granítica sofreu uma maior tensão ao longo do tempo geológico. O estudo aerogeofísico, por sua vez, permitiu delimitar os domínios litogeofísicos e os domínios magnéticos, além das principais direções dos lineamentos, principais zonas de cisalhamento e seu comportamento em profundidade através da continuação ascendente e da Deconvolução de Euler. O conjunto de dados magnetométricos integrados revelou que a região foi intensamente deformada por zonas de cisalhamento transcorrentes com direção NE-SW. Os dados aerogamaespectrométricos possibilitaram o aprimoramento dos limites entre os plútons da porção oeste do Batólito Ipojuca-Atalaia. Após as etapas de sensoriamento remoto e interpretação dos dados aerogeofísicos foram escolhidos os principais litotipos para a análise isotópica por Lu-Hf, geocronológica por U-Pb e litogeoquímica por rocha total. Os granitóides da porção Oeste do Batólito Ipojuca-Atalaia apresentam feição metaluminosa a ligeiramente peraluminosa e estão associados a série magnesiana. As rochas estudadas são enriquecidas em LILE e LREE, mas depletadas em HFSE, indicando características de zonas de subducção de arco vulcânico. Os dados isotópicos de Lu-Hf indicaram três grupos com diferentes idades TDM: Grupo 1, apresenta idade modelo TDM variando entre 1.6 até 1.2 Ga e valores de ɛHf(t) entre -8.99 to 6.91; O grupo 2 é caracterizado por idade modelo TDM entre 1.1 e 0.9 Ga e ɛHf(t) positivo para os ortognaisses Riacho Cabeça de Porco e Santana do Mundaú, sugerindo uma fonte Toniana juvenil; O grupo 3 apresenta idade modelo TDM variando entre 3.3 e 2.8 Ga e ɛHf(t) exclusivamente negativo (-27.47 to -3.96) indicando a geração por melting de uma crosta Arqueana para o Plúton Murici (sin-transcorrente). Sete amostras foram analisadas por LA-ICP-MS (Ortognaisses Toniano Migmatizado; Ortognaisses: Munguba, Santana do Mundaú, Riacho Cabeça de Porco, PoçoFeio, Murici, Manguape; Plúton Murici). Os ortognaisses e plútons foram correlacionados a partir de suas idades e dos eventos tectônicos ocorridos na Província Borborema, sendo eles divididos em: (1) Plúton sin-transcorrência (Pluton Murici - 578.3 ± 2.4 Ma); (2) ortognaisses colisionais (Poço Feio - 620.6 ± 3.5 Ma, Manguape - 632.3. ± 2.5, Munguba - 639.1 ± 4.3 Ma, Santana do Mundaú - 629.8 ± 4.2 Ma) e (3) ortognaisses Tonianos (Riacho Cabeça de Porco - 828 ± 7.6 Ma e Ortognaisses Toniano migmatizado - 957 ± 6.1 Ma). Sendo assim, este estudo fornece bases sólidas para o entendimento e aprimoramento dos dados relativos ao plútons, zonas de cisalhamento e dinâmica tectônica da porção oeste do Batólito Ipojuca-Atalaia.

Presidente - 1131180 - ADEJARDO FRANCISCO DA SILVA FILHO
Externa à Instituição - ADRIANE MACHADO - UFS
Externa ao Programa - 1210101 - ANELISE LOSANGELA BERTOTTI
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA SIQUEIRA - UFRN