Banca de DEFESA: BARBARA CONCEICAO DA ROCHA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA CONCEICAO DA ROCHA ANDRADE
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Análise Sobre a Opinião e a Aceitação de Grupos de Interesse Sobre as Principais Barreiras à Implantação de Pedágio Urbano no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Congestionamentos; Gerenciamento do tráfego; Pedágio urbano.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

O congestionamento do tráfego em decorrência do alto índice de motorização tem causado prejuízos ambientais,econômicos e sociais em grandes cidades. Conforme a população urbana cresce, torna-se mais urgente encontrarsoluções sustentáveis para esse problema. Uma vez que o espaço físico é limitado, a expansão da infraestruturaviária não consegue mais suprir a demanda de viagens. São necessárias medidas de gerenciamento de tráfego que ao mesmo tempo desencoraje o uso do transporte individual motorizado e incentive a utilização dos modos detransporte ativos e públicos. O pedágio urbano é uma alternativa econômica para o gerenciamento do tráfego eredução de congestionamentos. Essa medida consiste no pagamento para acessar uma área ou passar por umtrecho da cidade congestionado. No entanto, mesmo com os exemplos bem-sucedidos em Singapura, Londres eEstocolmo, o pedágio urbano ainda é uma medida difícil de ser implementada pela rejeição pública e políticaimposta. Por isso, o objetivo desta dissertação é avaliar a opinião pública sobre a implementação do pedágio urbanono Brasil e analisar quais fatores podem ser considerados barreiras à implementação dessa política no país. Paraalcançar o objetivo, foi elaborado um questionário online destinado a moradores de cidades grandes, acima de 500 mil habitantes, ou regiões metropolitanas brasileiras. Após a coleta dos dados, foram realizadas umaanálise descritiva e uma análise de regressão logística binária no Software R. A amostra analisada pode sercaracterizada majoritariamente como usuária de carro. Mesmo assim, a maioria dos respondentes, cerca de 79%,afirmou que deixaria sim de utilizar o carro para enfrentar menos congestionamentos. E, mais ainda, 89%declararam que utilizaria com maior frequência o transporte público, caso o serviço melhorasse. Sendo assim, investimentos emelhorias nos serviços de transporte público podem ser considerados um primeiro passo para iniciar o debatepúblico sobre a implementação do pedágio urbano no Brasil. Quanto à disposição ou não em pagar para enfrentarmenos congestionamentos, por meio do modelo de regressão logística binária, foram identificados duas variáveisestatisticamente significativas. A percepção positiva do pedágio urbano e a consciência de responsabilidade pelapoluição que produzimos foram os dois fatores mais influentes. Ou seja, a probabilidade de alguém estar disposto apagar para enfrentar menos congestionamentos é maior quando a pessoa percebe a medida como eficaz e acreditaque é justo nos responsabilizar financeiramente pela poluição que produzimos diariamente. Com isso, destacou-se acomunicação e a transparência como pontos fundamentais para um processo de implementação bem-sucedido depedágio urbano no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Externa ao Programa - 1295554 - DANNUBIA RIBEIRO PIRES - nullPresidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 16:12
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