Banca de QUALIFICAÇÃO: YAN RANNY MACHADO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YAN RANNY MACHADO GOMES
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Modelagem de Processos Hidro-complexos para Gestão de Alocação de Águas

socio-hidrologia, modelagem baseada em agentes, modelagem de escolha

Como o acesso à água é um direito de todos, agências governamentais são responsáveis por alocar a água para garantir seu uso sustentável para seus múltiplos usos. No entanto, decidir a melhor estratégia de alocação não é uma tarefa simples, pois em sistemas complexos, que dependem de um conjunto de decisões individuais das pessoas, políticas hídricas podem ter impactos imprevisíveis. Considerando a alocação de água em um corpo hídrico, este estudo explora a realidade de usuários de água modelados individualmente para otimizar a alocação de água e garantir a disponibilidade para os usos múltiplos do canal. Inicialmente, dado ao sistema complexo, propomos o desenvolvimento de um modelo baseado em agentes (ABM) que leva em consideração o comportamento individual de decisão dos agricultores com base em modelagem de escolha em um canal. Como demonstração de viabilidade técnica, construímos um ABM que aloca água e possui uma estratégia de comportamento de adaptabilidade dos agentes capazes de captar água mesmo sabendo que o direito foi negado. Para exemplificar o uso da metodologia, comparamos cenários de suscetibilidade de captar água mesmo quando a outorga for negada no Canal do Sertão Alagoano, nordeste do Brasil considerando o canal em sua disponibilidade hídrica total e com capacidade reduzida. Usando o modelo aplicado, encontramos os benefícios de usar um ABM para avaliar não apenas variáveis ambientais, mas também socioeconômicas. No cenário de capacidade hídrica reduzida, agentes com outorga nas últimas seções do canal não conseguiram captar água devido a agentes que captaram ilegalmente. O nível de susceptibilidade de captar água com a outorga negada se mostrou sensível para a manutenção da sustentabilidade do sistema, enaltecendo a atenção e investimentos no setor de fiscalização. Além do caso estudado, o modelo construído pode ser aplicado para avaliar e comparar vantagens e impactos nos níveis de água para diferentes políticas de água como efeitos de subsídios e créditos financeiros, ou diferentes estratégias de priorização na alocação de outorgas.

Externo à Instituição - LUIS EDUARDO PILLI
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE AUGUSTO MEDEIROS - IFCE
Presidente - 1688881 - ALFREDO RIBEIRO NETO
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 15:51