Banca de QUALIFICAÇÃO: YANE COUTINHO LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YANE COUTINHO LIRA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
TÍTULO:

Utilização de Finos de Agregado Reativo como Material Cimentício Suplementar Alternativo


PALAVRAS-CHAVES:

Pó de agregado reativo. Material cimentício suplementar alternativo. Moagem. Atividade pozolânica. Reologia. Propriedades mecânicas. Reação álcali-agregado.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O estabelecimento da meta de zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050 tem gerado grandes esforços por parte de diversos setores. Em particular, a indústria cimenteira tem sido foco de diversos estudos por sua considerável contribuição nas emissões de CO2, principalmente devido às reações de calcinação. Uma das estratégias estudadas para o curto prazo é a redução da relação clínquer/cimento com maior utilização de materiais cimentícios suplementares (MCSs). Contudo, o fornecimento de MCSs correntemente utilizados tende a diminuir em vista de estratégias sustentáveis adotadas pelas indústrias produtoras, sendo necessário o estudo de MCSs alternativos. Diversos estudos têm demonstrado que o pó proveniente da moagem de agregados reativos para a reação álcali-sílica (RAS) tem efeito mitigador em relação à RAS, contribuindo para a durabilidade dos concretos produzidos. Contudo, ainda não foi realizada uma avaliação holística desse material, considerando características nos estados fresco e endurecido e de durabilidade. Desta forma, o presente estudo objetiva contribuir para um melhor entendimento em relação ao pó de agregado reativo (PAR), determinando seu modo de ação, ou seja, se possui atividade pozolânica ou age apenas por efeito fíler, e sua influência em características reológicas, mecânicas e de durabilidade de pastas. Para tal, foram utilizados como parâmetros a área superficial específica, com diferentes tempos de moagem do PAR, e a porcentagem de substituição em relação ao cimento. Os resultados de testes de difração de raios-X de pastas aos 28 dias, índice de atividade pozolânica, condutividade elétrica e R³ indicaram que a atividade pozolânica aumenta com o aumento da superfície específica. Contudo, para o máximo tempo de moagem analisado no estudo (8 h), a atividade pozolânica mostrou-se fraca. Em relação às propriedades das pastas no estado fresco, as pastas com PAR se apresentaram coesas e com maiores espalhamentos, maior fluidez e recuperação estrutural favorecendo diversas aplicações. Contudo, para a resistência à compressão, houve uma queda considerável nos valores aos 28 e 91 dias com o aumento da porcentagem de PAR utilizada. Tendo em vista os benefícios em relação à trabalhabilidade e durabilidade considerando a RAS, o uso do PAR em substituição ao cimento pode ser uma alternativa viável a depender dos requisitos de resistência e da porcentagem de PAR utilizada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEANDRO FRANCISCO MORETTI SANCHEZ
Externa à Instituição - MARLOVA PIVA KULAKOWSKI - Unisinos
Externa à Instituição - ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA - UFRN
Presidente - 2250444 - RENATO DE SIQUEIRA MOTTA
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05