Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA ALVES TENÓRIO DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA ALVES TENÓRIO DE MORAIS
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Proposta de Modelo de Apoio à Decisão para o Dimensionamento de Equipes de Manutenção Predial

Gestão da Manutenção. Teoria das Filas. Simulação. Universidades Públicas

Diante dos entraves associados a tomada de decisão no contexto da manutenção predial, sobretudo para o caso específico de centros universitários, o emprego da Teoria das Filas e da Simulação se apresenta como uma ferramenta capaz de auxiliar na alocação de mão-de-obra e permitir a otimização de recursos.  Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo resolver o problema de dimensionamento de equipes de manutenção predial para o caso específico do caso da UFPE através da construção de um modelo de apoio à decisão. Para tal, a metodologia da presente pesquisa é formada pelas etapas de coleta e modelagem de dados, determinação de parâmetros de desempenho do sistema de filas via Teoria das Filas e Simulação, com o emprego do software Arena, otimização do dimensionamento de equipes via programação linear e criação de ferramenta computacional de auxílio à tomada de decisão integrada ao BIM. Os resultados iniciais demonstraram a existência de limitações no sistema de registro de solicitações de manutenções utilizado pela UFPE e a necessidade de mudança nas práticas de registro, processamento e atendimento das solicitações de manutenção. Além disso, identificou-se a inadequação da Teoria das Filas para representar o processo de chegadas e atendimento de solicitações na instituição, diante da elevada repressão de solicitações em espera para atendimento. Assim, acredita-se que as melhorias identificadas atreladas à disponibilização da ferramenta de dimensionamento da mão-de-obra contribuirão para alavancar os níveis de atendimento de solicitações pela gestão da manutenção da UFPE e consequentemente a satisfação da comunidade acadêmica.

Externo à Instituição - ADOLPHO GUIDO DE ARAÚJO - UPE
Externa ao Programa - 2890722 - MARCELE ELISA FONTANA - nullPresidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10