Banca de DEFESA: CLAYTON JOSÉ GOMES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAYTON JOSÉ GOMES SILVA
DATA : 29/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: pos graduação engenharia civil on line
TÍTULO:

Uso do Método dos Fatores e da Análise de Sobrevivência na Estimativa de Vida útil da Superestrutura de Pontes e Viadutos Rodoviários


PALAVRAS-CHAVES:

Deterioração; Inspeção; Pontes e viadutos; Vida útil


PÁGINAS: 266
RESUMO:

Pontes e viadutos rodoviários são de vital importância para o desenvolvimento econômico de qualquer País, visto que permitem frequentemente o deslocamento de veículos de grande porte, sendo esse modal de transporte o mais utilizado no Brasil em comparação ao aquaviário e ao ferroviário.  Uma vez que essas estruturas estão suscetíveis a deteriorações ao longo do tempo, diversas pesquisas sobre avaliação de desempenho, vida útil e modelos de deterioração vêm sendo desenvolvidas a fim de identificar a atual condição de estabilidade e facilitar a tomada de decisão para fins de planejamento de manutenções regulares dessa tipologia construtiva. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de estimar a vida útil da superestrutura de 98 pontes e viadutos rodoviários situados no Estado de Pernambuco, através da aplicação do Método dos Fatores e das técnicas de Análise de Sobrevivência. Os dados do conjunto analisado nessa pesquisa foram coletados do Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, considerando o ciclo de inspeções periódicas realizadas em 2019. Para aplicação de ambas as metodologias, a amostra analisada foi agrupada por tipo de material: concreto armado e concreto protendido. No que tange à análise de sobrevivência, foi considerada a nota 1 como o final da vida útil e o critério de Akaike indicou o modelo Weibull como o mais adequado às superestruturas da presente pesquisa. O VMD e o material da Obra de Arte Especial (OAE) se destacaram como estatisticamente significativos diferentemente do comprimento de cada estrutura. Verificou-se ainda que, aos 50 anos de idade, a confiabilidade da superestrutura das 98 OAEs, daquelas construídas em concreto armado e em concreto protendido foi 0,52, 0,12 e 0,69, respectivamente. De maneira similar, o Método dos Fatores também destacou condições de estabilidade e funcionalidade extremamente piores das superestruturas em concreto armado quando comparadas àquelas executadas em concreto protendido. Os resultados oriundos desse método destacaram que deverá ser dada atenção especial às superestruturas das OAEs situadas nas rodovias BR-101/PE e BR-408/PE, assim como daquelas localizadas na BR-232/PE, BR-423/PE e BR-424/PE, pois abrangem pontes mais antigas e de VMDs bastante elevados. Ainda que a análise de sobrevivência apresente características específicas na apresentação dos resultados, essa metodologia propiciou a obtenção da estimativa da vida útil de cada OAE, além das informações relativas à confiabilidade e à taxa de falha do conjunto das OAEs analisadas. O Método dos Fatores proporcionou uma estimativa mais objetiva das condições de estabilidade e conservação das OAEs estudadas, embora não tenha sido possível atribuir os pesos para cada fator entre 1,00 e 1,20 devido à inexistência de informações relativas aos materiais utilizados, ao nível do projeto e de execução. Por fim, os resultados obtidos destacam que as duas metodologias são confiáveis e consistentes, as quais poderão ser utilizadas na estimativa de vida útil dos diversos tipos de OAEs, mesmo quando se possui limitação de informações e vistorias não regulares.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIANA CRISTINA BARRETO MONTEIRO - UPE
Externo à Instituição - FUAD CARLOS ZARZAR JUNIOR - UNICAP
Externo à Instituição - JOAO MANOEL DE FREITAS MOTA - IFPE
Externo à Instituição - JOSÉ AFONSO PEREIRA VITÓRIO - UPE
Presidente - 2994651 - TIAGO ANCELMO DE CARVALHO PIRES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 14:51
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