Banca de DEFESA: MAIANA BORBA VILARIM

LOCAL: Pos Graduação Engenharia Civil

Desempenho de Telhado Verde de Baixo Custo

Telhado verde; Desempenho térmico; Telhado ecológico; Garrafas PET

Em geral, a urbanização resulta em diversos problemas ao meio urbano e, principalmente, ao meio-ambiente, tais como inundações e ilhas de calor urbano. A busca por um desenvolvimento a partir de tecnologias sustentáveis, que possam tornar o avanço da sociedade menos agressivo e prejudicial ao meio, está sendo cada vez maior. As tecnologias verdes podem ser utilizadas para amenizar os impactos ambientais causados pela urbanização, e entre tais tecnologias, estão os telhados ecológicos. Nesse contexto, se inserem os telhados verdes, que são capazes de contribuir para o conforto térmico e para a redução do volume de escoamento superficial. Entretanto, existem poucos telhados verdes, e isso pode estar associado ao desconhecimento da técnica por parte da população, ou mesmo pelo elevado custo de implantação, limitando seu uso às famílias de melhores condições financeiras. Assim sendo, esta pesquisa analisa o desempenho térmico de um telhado verde de baixo custo, construído com garrafas PET, na cidade de Recife, Pernambuco. Foram investigadas três coberturas distintas (uma cobertura convencional de laje e duas de telhados verdes), visando comparar o comportamento térmico abaixo delas. Sobre os telhados verdes investigados, um deles foi implantado de forma convencional e o outro com garrafas PET como estrutura suporte. A vegetação de Aranto (Kalanchoe laetivirens) foi escolhida pela grande resistência à escassez hídrica e à insolação, pelas fáceis propagação e aquisição, e pelo baixo valor. Com o uso de termômetros e termohigrômetros, as temperaturas foram monitoradas de março a maio de 2021. As temperaturas abaixo do telhado verde de baixo custo apresentaram valores intermediários em relação às outras coberturas, entretanto, mais semelhantes aos valores observados pelo telhado verde convencional. As máximas temperaturas no telhado verde convencional foram até 2,7 °C e 3,4 °C a menos que as máximas externas e as obtidas com a cobertura convencional, respectivamente. No caso do telhado verde de baixo custo, esses valores foram até 2,3 °C e 1,6 °C inferiores às máximas externas e da cobertura convencional, respectivamente. Pelas suas características e benefícios térmicos, a cobertura vegetada com PET indicou ser uma boa tecnologia sustentável e acessível.

Presidente - 2726911 - ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
Externo à Instituição - DIEGO CEZAR DOS SANTOS ARAÚJO
Interna - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 08:36