Banca de QUALIFICAÇÃO: YAGO RYAN PINHEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YAGO RYAN PINHEIRO DOS SANTOS
DATA : 25/07/2022
LOCAL: Pos Graduação Engenharia Civil

Interação Rocha-Fluido Em Meios Porosos Sintéticos Fraturados

acidificação de matriz; dissolução química; fraturas; geossintéticos; poços de petróleo; rochas sintéticas

Com a crescente demanda energética mundial, torna-se necessário utilizar técnicas capazes de viabilizar a exploração de hidrocarbonetos em arenitos e carbonatos. Dentre elas, destaca-se a acidificação de matriz, em que soluções ácidas são injetadas em poços a uma pressão inferior às pressões de fraturamento de formação do reservatório, aumentando ou recuperando a permeabilidade das proximidades do poço. Diante disto, a presente pesquisa tem como objetivo principal avaliar os mecanismos da interação rocha-fluido em rochas-reservatório envolvendo os processos de dissolução química provocados pela acidificação de matriz, utilizando um meio poroso sintético fraturado análogo às rochas carbonáticas e verificando a influência de suas heterogeneidades de forma experimental e numérica. Para a fabricação das rochas sintéticas com e sem fraturas, escolheu-se duas diferentes proporções de materiais: 85%:15% e 90%:10% de pó carbonático análogo:resina epoxídica, respectivamente, consolidadas através do processo de compactação e secagem em estufa a 60ºC durante 24 horas; para a reprodução das fraturas, escolheu-se fitas de geotêxtil não tecido, representando meios porosos com uma e com duas fraturas, posicionadas em regiões específicas. Os exemplares foram caracterizados quanto às suas propriedades mecânicas e petrofísicas, e serão submetidos aos ensaios de dissolução química e simulação da técnica de acidificação através de uma célula de injeção ácida, aplicando-se soluções de ácido acético (CH₃COOH) e verificando a ação dos processos dissolutivos. Os parâmetros obtidos pelos processos dissolutivos serão aplicados em simulações numéricas, utilizando-se o código in house CODE_BRIGHT, a fim de verificar numericamente tais fenômenos. As rochas sintéticas preparadas na proporção 85%15% atingiram valores de UCS entre 80 e 90 MPa, enquanto que, para as preparadas na proporção 90%:10%, estas apresentaram UCS entre 50 e 60 MPa; além disso, a presença das fitas de geotêxtil (fraturas) não interferiram negativamente na resistência mecânica das rochas sintéticas. Quanto à porosidade, estes valores apresentaram-se baixos e com um pequeno aumento com a presença das fitas de geotêxtil, sendo de 1,27% 1,31% e 2,13% para amostras preparadas na proporção 85%;15%, sem fraturas, com uma fratura e com duas fraturas, respectivamente, enquanto que, para rochas preparadas com 90%:10% de material, esta apresenta valores entre 12 e 13%.  Diante dos resultados observados até o momento, destaca-se que o método empregado para a fabricação das rochas sintéticas mostrou-se satisfatório, garantindo uma resistência mecânica superior ao que comumente se observa na literatura para rochas sintéticas, e uma repetibilidade (desejável quando se desenvolve meios porosos sintéticos) observada pela semelhança do comportamento mecânico dos exemplares fabricados; nota-se ainda que, a proporção de 90% de pó carbonático análogo e 10% de resina apresentou melhores resultados de porosidade, chegando a valores próximos de rochas carbonáticas reais, e satisfatórios resultados de resistência mecânica, sendo esta proporção definida nesta pesquisa para a realização de testes posteriores envolvendo processos dissolutivos, permitindo uma melhor visualização da interação rocha-fluido entre as soluções químicas empregadas e o meio sintético produzido.

Externa à Instituição - ALINE FLÁVIA NUNES REMIGIO ANTUNES - UFPB
Externo à Instituição - MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES - UFRN
Presidente - 2749584 - IGOR FERNANDES GOMES
Interno - 1800053 - JOSE ANTONIO BARBOSA