Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE JADNEIZA GUILHERME DE ALBUQUERQUE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE JADNEIZA GUILHERME DE ALBUQUERQUE ALMEIDA
DATA : 08/07/2022
LOCAL: pos graduação engenharia civil on line

Aplicação de Biocarvão de Resíduos de Açaí e Madeira em Camadas de Cobertura de Aterro Sanitário para a Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Aterros sanitários. Emissões de Gás. Camadas de Cobertura. Biocarvão.

A emissão descontrolada de gases advindo de aterros sanitários é uma preocupação constante que atinge o âmbito local e global, uma vez que que o lançamento de biogás na atmosfera é um dos principais fatores que contribuem para o efeito estufa. Como forma de minimizar os impactos ambientais, a aplicação de tecnologias tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos de disposição de resíduos, garantir seu reaproveitamento e diminuir a quantidade de biomassa depositada em aterros sanitários. Neste contexto o presente trabalho tem como proposta apresentar uma alternativa tanto para o reaproveitamento de resíduos provenientes pelo uso do açaí, dos restos de poda decorrentes das atividades de manutenção de centros urbanos, como para a problemática de emissões fugitivas em aterros sanitários, fator comum em aterros que não apresentam camadas de cobertura eficientes. Desta maneira foi realizado a produção de biocarvão com estas biomassas que iriam ser descartada para aplicação em misturas de solo para utilização em camadas de cobertura de aterros sanitários para retenção de biogás. Para analisar a relevância da temática e do ineditismo em aplicação de biocarvões em camadas de cobertura de aterros sanitários, foi realizado inicialmente um estudo bibliométrico sobre o tema ao longo dos anos em todo o mundo. No âmbito prático e laboratorial foi realizado a produção de biocarvão de caroço de açaí e de resíduos de madeira com o uso de um gaseificador e foi realizado a mistura destes biocarvões com solo em 3% de biocarvão em massa de solo. O programa de ensaios foi realizado por meio de: caracterização física das amostras de solo natural e misturas com biocarvões (granulometria, densidade real dos grãos, limites de consistência); caracterização microestrutural dos biocarvões (Microscopia e MEV) e caracterização geotécnica do solo natural das misturas (compactação, resistência ao cisalhamento, permeabilidade a água e ao gás e curva característica). A aplicação de biocarvão ao solo propiciou ao material um aumento no índice de vazios e consequentemente um aumento na sua porosidade. Tal fator propiciou para que as amostras com biocarvões apresentassem uma maior retenção de água, com permeabilidade ao ar e a água de na ordem de 10-8 m/s. Foi constatado também que os biocarvões garantiram ao solo um aumento na sua capacidade de retenção de água ponto favorável para aterros sanitários, pois há a redução da ocorrência de fissuras nas camadas de cobertura e consequentemente redução de emissões fugitivas, fator relevante principalmente em aterros localizados em áreas áridas onde há baixa intensidade pluviométrica. A inserção de biocarvão ao solo ainda proporcionou um acréscimo na coesão do material, fator importante atrelado a resistência do solo. Diante destes resultados preliminares a aplicação de misturas de solo com biocarvões sugere uma alternativa para a resolução de destas duas problemáticas urgentes, o reaproveitamento energético de biomassa e o controle de emissões fugitivas em aterros sanitários.

Externo à Instituição - FRANCISCO SUETONIO BASTOS MOTA - UFC
Externo à Instituição - GUSTAVO FERREIRA SIMOES - UFMG
Presidente - 2130650 - JOSE FERNANDO THOME JUCA
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 14:54