Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO ITALCY DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO ITALCY DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil - on line

Caracterização de um Solo Contaminado por CombustíveisDerivados de Petróleo e Tratado com Cinza doBagaço de Cana como Aditivo Auxiliar ao Cimento

Solos Contaminados. Combustíveis derivados de petróleo. Comportamento geotécnico. Solidificação/Estabilização.

A contaminação por combustíveis derivados do petróleo em solos causa modificações nas características físicas, químicas e geotécnicas principalmente a compactação, resistência ao cisalhamento, compressibilidade, condutividade hidráulica, capacidade de retenção de água e na estrutura do material. No entanto, poucos estudos foram realizados com solos tropicais do Brasil, sobretudo os solos do interior do Nordeste onde o número de postos de comercialização de combustíveis cresce consideravelmente. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de um solo classificado como SC de Caruaru-PE mediante contaminações por etanol, gasolina e óleo diesel de forma independente. Neste sentido foram analisadas misturas com teores de contaminante de 0, 4, 8 e 16% de cada contaminante em relação ao peso seco de solo. O programa experimental abrangeu: ensaios caracterização física (granulometria, densidade real dos grãos e limites de Atterberg), caracterização química (pH, teor de matéria orgânica e FRX), caracterização mineralógica (DRX), caracterização microestrutural (MEV) e caracterização geotécnica (compactação, cisalhamento direto e compressão edométrica em condições inundadas e não inundadas, condutividade hidráulica saturada em permeâmetro de parede flexível, curva característica pelo método de papel filtro). O solo apresentou aumento no teor de areia fina e redução do teor de argila à medida que aumentou o teor dos contaminantes, em ambos os combustíveis. A densidade real dos grãos reduziu com o aumento dos teores dos combustíveis e os limites de Atterberg aumentaram de forma direta proporcional aos teores dos combustíveis. O pH apresentou pequenas reduções com o aumento do teor dos contaminantes em comparação ao solo natural. O teor de matéria orgânica aumentou com a presença dos combustíveis e a compactação apresentou melhores parâmetros com a presença dos contaminantes. A umidade ótima reduziu e o peso específico seco aumentou mediante elevação da concentração dos contaminantes. Estes resultados preliminares sugerem que os contaminantes apresentam elevado potencial de modificação das características do solo SC de Caruaru e casos não sejam devidamente tratados podem acarretar danos as fundações de edificações, taludes, camadas de base de infraestruturas, dentre outros.

Externo ao Programa - 1742969 - JORGE VINICIUS FERNANDES LIMA CAVALCANTI
Presidente - 2130650 - JOSE FERNANDO THOME JUCA
Externa à Instituição - KARLA SALVAGNI HEINECK - UFRGS
Interno - 1413233 - LEONARDO JOSE DO NASCIMENTO GUIMARAES