Banca de DEFESA: SERGIO ROBERTO LEAL DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO ROBERTO LEAL DE SOUZA JUNIOR
DATA : 25/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: on line Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
TÍTULO:

Influência do Transporte por Aplicativos na Redução da Demanda por Transporte Público no Recife: Contexto Comparativo Antes e Durante a Pandemia da Covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

transporte por aplicativo, transporte público, mobilidade para universitários, regressão logística, Covid-19


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Esta dissertação analisa a influência do transporte por aplicativo na redução de demanda de passageiros nos sistemas de transporte público coletivo no Brasil. Essa redução traz desafios aos gestores dos sistemas e vem ocorrendo há vários anos, período em que surgiram novas alternativas de transporte, como o transporte por aplicativo. A literatura internacional indica que a relação entre o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo é complexa e dependente da realidade local, podendo ser uma relação concorrencial ou de complementariedade. Nesta dissertação, parte-se do pressuposto de que o transporte por aplicativo tem capturado parcela da demanda do transporte público coletivo, sem desconsiderar possíveis relações de complementariedade. Além disso, como a nova realidade sanitária imposta pela Covid-19 tem trazido fortes impactos na mobilidade urbana em geral, buscou-se entender quais consequências a pandemia gera nessa relação. Um estudo de caso foi realizado com estudantes universitários residentes na Região Metropolitana do Recife durante a pandemia. Para atender ao objetivo, foi feito uma revisão bibliográfica buscando os fatores influentes nas escolhas modais, considerando o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo. Foi analisado como se dá o processo de escolha de transporte sob a ótica da teoria da escolha discreta. O modelo matemático escolhido foi a Regressão Logística, dado o alinhamento com a teoria considerada. Um questionário foi distribuído via web por meio de uma amostragem snowball e foram obtidas 404 entrevistas válidas. De posse das respostas foram feitas análises estatísticas. Os resultados indicam que houve redução na utilização dos dois modos de transporte durante a pandemia, sendo consideravelmente mais intensa no público coletivo. O principal motivo de uso do transporte público passou de estudo para trabalho, enquanto no transporte por aplicativo deixou de ser o lazer. Para o grupo considerado, a posse de veículo diminui as chances de escolha pelos dois modos. Maior escolaridade, disponibilidade de habilitação para dirigir e maior renda têm reduzido chances de utilização do transporte público. Possuir emprego formal e estudar presencialmente têm influenciado positivamente a escolha pelo transporte por aplicativo. O transporte coletivo foi o mais citado como substituto em caso de indisponibilidade do transporte por aplicativo, e vice-versa. No caso de o transporte por aplicativo não deixar o usuário no destino, o modo preferencial para complementar a viagem foi o transporte público coletivo. Assim, é possível concluir que os efeitos são complexos, mas fortemente mais concorrencial para o grupo e local estudados. 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 130.502.494-04 - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS - UFRN
Externo à Instituição - FRANCISCO GILDEMIR FERREIRA DA SILVA - UFC
Interna - 1054052 - VIVIANE ADRIANO FALCAO
Notícia cadastrada em: 11/03/2022 16:32
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