Banca de DEFESA: JOELITHON DE LIMA COSTA

DISCENTE : JOELITHON DE LIMA COSTA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Auditório Pós-Graduação em Engenharia Civil on line

Avaliação da Remoção de Alquilbenzeno Linear Sulfonado (LAS) em Reator UASB em Escala Real e estudo da Influência de Diferentes Aceptores de Elétrons

Surfactante aniônico; reator UASB; aceptor de elétrons; Sequenciamento do gene 16S rRNA; Clostridium;

O alquilbenzeno linear sulfonado (LAS) é um surfactante aniônico empregado em diversos produtos de limpeza e cuidados pessoais. Apesar da sua biodegradabilidade, seu excesso nos recursos hídricos tem resultado em problemas ambientais. Dessa forma, o presente trabalho se dividiu em dois estudos visando avaliar a biodegradação anaeróbia desse composto. O primeiro estudo se objetivou em avaliar a remoção do LAS em estação de tratamento de esgotos domésticos (ETE Mangueira). No qual foram avaliados dois períodos climáticos (chuvoso e seco). Em cada período foram coletadas diariamente amostras de quatro pontos: o afluente ao reator UASB (P1), efluente da célula 2 do UASB (P2), efluente final do UASB (P3) e efluente da lagoa de polimento (P4). A caracterização do esgoto para matéria orgânica o classificou como esgoto diluído com concentrações de 208 e 123 mg/L de matéria orgânica para os períodos chuvoso e seco, respectivamente. No reator UASB foi observada eficiência negativa de remoção de LAS com média de -30%. Enquanto que na lagoa de polimento observou-se uma eficiência de remoção próxima de 90% nos dois períodos. Concluiu-se que os eventos de chuva influenciaram na diluição do esgoto, devido a infiltração das águas pluviais nos sistemas de esgotamento sanitário. O aumento da concentração do surfactante após o UASB foi atribuído a dessorção do LAS adsorvido à biomassa. O segundo estudo se objetivou em avaliar a influência de nitrato, sulfato e ferro como aceptores de elétrons na degradação anaeróbia do LAS. Para isso, inoculou-se reatores de 500 mL com biomassa, nutrientes, LAS (20 mg/L) e um dos aceptores de elétrons. Foi analisada também a influência da adição de etanol como cosubstrato. Avaliou-se a influência do nitrato, sulfato e ferro sem e com a adição do etanol. Ao final do experimento, todos os tratamentos apresentaram eficiências de degradação de LAS superiores a 65%. Os tratamentos sem etanol apresentaram os melhores resultados para a degradação do LAS, sendo o tratamento com ferro, com eficiência de 94%, o mais elevado do experimento. A avaliação da diversidade microbiana mostrou que os gêneros que se destacaram foram Clostridium, além do Azospira, Bacillus e Alkaliphilus. A partir dos resultados, concluiu-se o tratamento com ferro apresentou a melhor eficiência de remoção do LAS devido a sua dupla funcionalidade como aceptor de elétrons e componente essencial de enzimas celulares. Já a avaliação da diversidade microbiana apontou diversos gêneros potencialmente envolvidos na degradação de LAS por apresentaram elevados valores de abundância relativa.

Externo ao Programa - 3141471 - FABRICIO MOTTERAN
Interna - 1528727 - SAVIA GAVAZZA DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - SHYRLANE TORRES SOARES VERAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/02/2022 14:19