Banca de DEFESA: CLAUDIA RAFAELA SARAIVA DE MELO SIMOES NASCIMENTO

DISCENTE : CLAUDIA RAFAELA SARAIVA DE MELO SIMOES NASCIMENTO
DATA : 16/02/2022
LOCAL: Auditório Pós-Graduação em Engenharia Civil on line

Modelo para Priorização de Projetos em Órgãos Públicos do Estado de Pernambuco Associado à Implementação do BIM

Implementação do BIM. TOPSIS. Programação Linear Inteira - PLI. Seleção de Portfólio.

Recursos de pessoal e de orçamento disponíveis para desenvolvimento de novos projetos normalmente são limitados nas organizações, o que exige uma tomada decisão complexa sobre a seleção dos que devem ou não ser desenvolvidos. Em instituições públicas, o mais comum é a escolha de projetos medidos a partir de termos financeiros ou quantitativos. Porém há critérios qualitativos que são importantes e não são considerados no processo de decisão, tais como impacto do serviço na vida dos usuários, riscos de segurança do usuário e patrimonial etc. Dentro deste contexto das instituições públicas, está a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde existe a necessidade de criação de um processo de priorização para a seleção dos projetos de construção e remodelagem a serem desenvolvidos pela equipe da Diretoria de Planos e Projetos (DPP), tendo em vista que a demanda da comunidade acadêmica é alta e os recursos de pessoal e orçamento são, por vezes, limitados. Este trabalho propôs um modelo híbrido usando o método de Apoio Multicritério a Decisão (AMD), TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution), associado a Programação Linear Inteira (PLI) com o objetivo de selecionar projetos para um compor portfólio que levasse em consideração não só as restrições existentes, mas também critérios quantitativos e qualitativos que impactam a UFPE. Além disso, estudou-se o uso do Building Information Modeling (BIM) e sua implementação, a fim de entender de que forma sua aplicação pode contribuir na tomada de decisão e desenvolvimento de projetos. O método proposto é fácil de ser aplicado e de ser entendido por parte dos decisores e tem por resultado a escolha de um portfólio que representa bem o interesse da organização. Além de permitir a auditoria sobre as escolhas feitas ao longo de todo o processo. A seleção do portfólio admite que apenas os projetos que atendam às restrições sejam escolhidos, o que evita que projetos que não se enquadrem no Plano Diretor da UFPE ou que estejam disputando o mesmo local sejam desenvolvidos. O que é de grande benefício para a equipe de projeto, pois terá seu tempo otimizado, trabalhando com projetos que serão executados. Já com o estudo sobre o uso do BIM na etapa de projetos, entendeu-se que ele traz melhoria na comunicação e na produtividade das equipes e permite diversas simulações, tais como energia, layout etc. Com isso, pode-se inferir que o uso do BIM no processo de seleção de portfólio permite melhor alocação do orçamento disponível, possibilitando construir mais usando os recursos otimizados. O estudo apresentado pode ser usado não só no contexto de Institutos Federais de Ensino Superior (IFES), como também em qualquer tipo de organização que se proponha a fazer seleção de portfólio de projetos usando critérios que vão além de medidas quantitativas.

Externo ao Programa - 2646068 - ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO
Interno - 1130728 - ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Presidente - 2312165 - RACHEL PEREZ PALHA
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 14:11