Banca de DEFESA: FELIPE FILGUEIRAS DE ALMEIDA

DISCENTE : FELIPE FILGUEIRAS DE ALMEIDA
DATA : 21/02/2022
LOCAL: Sala - Pós-Graduação em Engenharia Civil

Avaliação da Biorremediação Anaeróbia de Sedimento do Manguezal do Rio Massangana Artificialmente Contaminado por Fenantreno

Fenantreno; Degradação Anaeróbia; Biorremediação; Biotransformação; Sedimentos de Manguezais.

Biomas sensíveis, como os ecossistemas costeiros, têm se tornado cada vez mais suscetíveis aos impactos ambientais causados pela logística e armazenamento do petróleo, que, embora mais eficientes nos dias de hoje, ainda causam derramamentos. Assim, as técnicas de biorremediação chamam a atenção pelo baixo impacto no meio ambiente. Dentre os compostos derivados do petróleo, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) são conhecidos por seu potencial de impacto e persistência no meio ambiente. Portanto, a biorremediação do HPA é, notadamente, uma técnica capaz de reduzir esses compostos poluentes no meio ambiente. No entanto, há uma falta de compreensão das condições do processo de crescimento microbiano, levando a uma escolha menos eficiente dos métodos de biorremediação. Foi utilizado sedimento proveniente do manguezal do rio Massangana, em Suape, Pernambuco para montagem de reatores biológicos anaeróbios artificialmente contaminados com 100mg de Fenantreno por quilo de sedimento. As análises foram efetuadas a partir de reatores de sacrifício, monitorando o consumo do composto de interesse através de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Este estudo sugere que a degradação anaeróbia de sedimentos contaminados por Fenantreno (e potencialmente outros HPAs), permitiram a diminuição na concentração em mais de 35% em 80 dias de experimento. O modelo cinético de primeira ordem foi o que melhor representou a degradação do Fenantreno, sendo a melhor condição a com inóculo petroquímico, com constante cinética (k2) de 0.0078 d-1.Diversos gêneros microbianos relacionados com degradação de HPAs foram encontrados nas amostras de inóculos, reatores de bioaumentação e atenuação natural. Destacando-se a presença dos gêneros Thiobacilus, Clostridium e Desulfotomaculum. Foram avaliados os índices de Simpson, Shannon, Chao-1 e equitabilidade, a fim de avaliar a consistência e relevância dos resultados das análises de biologia molecular. A presença desses gêneros sugere a ocorrência da degradação do fenantreno pela rota metanogênica, pouco abordada na literatura. Dessa forma, a biorremediação de sedimentos contaminados por fenantreno e, potencialmente pro outros HPAs é uma estratégia promissora e que deve ser estudada a fim de minimizar impactos na remediação de áreas afetadas por acidentes ambientais.

Externo ao Programa - 3141471 - FABRICIO MOTTERAN
Externo à Instituição - GIOVANA TOMMASO - USP
Presidente - 1528727 - SAVIA GAVAZZA DOS SANTOS PESSOA
Notícia cadastrada em: 04/01/2022 13:40