Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ELOIM SILVA DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ELOIM SILVA DE MACEDO
DATA : 22/11/2021
LOCAL: Auditório Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (on line)

ALGORITMOS MULTIOBJETIVOS APLICADOS À REABILITAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Abastecimento de água; reabilitação; algoritmos evolucionários; algoritmo hibrido; Artificial Immune System, Particle Swarm Optmization; Tabu Search

A elevada urbanização intensifica a utilização dos recursos naturais disponíveis para o abastecimento de água. Essa intensificação de demanda é adicionada a deterioração da própria rede devido à idade ou má qualidade dos materiais empregados, levando as redes de distribuição de água (RDAs) a níveis críticos de abastecimento. Como resultado, haverá um aumento das perdas por vazamentos e de falhas nos componentes da rede, elevação dos custos de manutenção e operação, interrupções no abastecimento e diminuição da confiabilidade. O projeto de reabilitação de RDAs segue como a principal alternativa para a resolução desses problemas. O problema de otimização dos projetos de reabiliação possui múltiplos objetivos, cuja complexidade resolutiva, alinhada a qualidade de solução encontrada e ao tempo de processamento, tornam-se um dos grandes desafios a serem vencidos pelos algoritmos matemáticos. Posto isto, essa pesquisa objetiva explorar o Artificial Immune System Multiobjective (MAIS), o Particle Swarm Optimization (PSO) e a Tabu Search (TS) como novas opções promissoras de métodos de otimização, baseados em algoritmos evolucionários multiobjetivo, à reabilitação de redes de distribuição de água, os analisando e comparando através de métricas de avaliação. Além de propor um novo algoritmo híbrido baseado nos métodos Multiobjective Artificial Immune System (MOAIS), Particle Swarm Optimization (PSO) e o Tabu Search (TS), buscando o aperfeiçoamento do processo de busca, provendo soluções efetivas com menor custo computacional. Os métodos serão aplicados em duas redes presentes na literatura e em outros dois casos reais de redes de cidades no interior do estado de Pernambuco, Brasil.

Interno - 2886922 - ARTUR PAIVA COUTINHO
Presidente - 2130612 - JOSE ROBERTO GONCALVES DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARCO AURELIO HOLANDA DE CASTRO - UFC
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 11:04