METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA URBANA NA FASE DE PRÉ-CONSTRUÇÃO
Desenvolvimento Urbano. Construção Civil. Métodos Quantitativos. Gestão Ambiental. Sustentabilidade.
A evolução da indústria da construção civil foi direcionada para o desenvolvimento econômico das regiões, sem incluir as questões ambientais. Este estudo teve por objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação dos aspectos ambientais nas atividades de infraestrutura urbana na fase de pré-construção. A metodologia do estudo foi desenvolvida em três fases: Estudo Preliminar, Elaboração do Modelo e Validação do Método. Na primeira fase foram investigados: sustentabilidade e construção civil, métodos de avaliação ambiental, normas/regulamentos de gestão ambiental e métodos de identificação de fatores causais. Na segunda fase, foi elaborado um método para quantificação de dez aspectos ambientais utilizando os critérios duração e gravidade de forma objetiva através de uma operação matricial dos vetores duração e gravidade. Com base na quantificação do critério gravidade, foi desenvolvido um método para identificar as causas dos aspectos ambientais, também de forma objetiva. Por fim, a terceira fase foi destinada para aplicação do modelo preditivo em três casos reais. As atividades construtivas foram Terraplenagem, Sistema de drenagem pluvial, Sistema de abastecimento de água potável, Sistema de energia elétrica, Pavimentação e Meio-fio. Dez aspectos ambientais foram selecionados com base na capacidade de quantificação e na possibilidade de ocorrência no caso real. Os aspectos ambientais foram calculados através do critério de gravidade, utilizando fórmulas aplicáveis especificamente a cada aspecto ambiental, para eliminar assim a subjetividade do julgamento, em seguida transformados para uma escala adimensional e inseridos no modelo matricial. A terraplenagem teve o maior impacto ambiental com escala máxima (cinco) em sete aspectos ambientais e a emissão de gases do efeito estufa foi o aspecto ambiental de maior pontuação nos projetos A e C, bem como foi o segundo de maior pontuação no projeto B. Os fatores causadores dos aspectos ambientais foram identificados e distribuídos em quatro categorias: máquinas; materiais; métodos e fatores ambientais. Pela primeira vez, projetos urbanísticos puderam ser avaliados de forma objetiva na fase pré-construção.