INDICADORES DE SUPORTE ÀS POLÍTICAS DE TRANSPORTE ORIENTADAS AO ALCANCE DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Setor dos Transportes. Agenda 2030. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Indicadores de Transportes.
A pesquisa de doutorado que subjaz a esta monografia objetiva desenvolver, propor e validar uma ferramenta de indicadores que dê suporte a ações prévias e de monitoramento de políticas de transportes, tendo em vista a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030. Em um contexto de esgotamento dos recursos naturais, de desigualdades sociais crescentes e de relevantes restrições econômicas, nunca foi tão importante focar no alcance da sustentabilidade a nível global. Para tanto é necessário que regiões e setores atuem de forma integrada e orientados à mesma visão. Neste sentido, é inevitável destacar o papel fundamental que o setor dos transportes tem como atividade meio que viabiliza todas as demais atividades urbanas. Embora os transportes tenham a amplitude de seu papel negligenciada em boa parte dos estudos sobre o tema, inclusive em publicações da Organização das Nações Unidas (ONU), a revisão de literatura parcial, com análise bibliográfica e de narrativas, apresentou uma significativa dependência de intervenções de políticas de transportes para que sejam alcançados os ODSs propostos no âmbito da Agenda 2030. Ter e implementar um plano de mobilidade é o primeiro passo para que as cidades brasileiras trilhem o caminho do desenvolvimento sustentável. Embora extremamente importante, um plano não garante a implementação de ações que de fato impactem positivamente no alcance da Agenda 2030. Neste sentido, destaca-se a necessidade da proposição de metas e indicadores setoriais para o monitoramento das intervenções propostas e realizadas. Sendo assim, com base na revisão de literatura foram propostas 45 medidas de suporte às intervenções de políticas de transportes, organizadas em sete Grupos Temáticos. Também foi proposto um agrupamento dos 17 ODSs em quatro Grupos. Ademais, com base em análise crítico-reflexiva, são destacadas 95 metas dos 17 ODSs como dependentes de intervenções no setor dos transportes para sua realização. Com base nesses Grupos, de Temáticas e de ODSs, foi proposto um instrumento de análise para que especialistas acadêmicos brasileiros, validem e hierarquizem essas medidas e essas metas. Por se tratar de um texto de qualificação, para enfatizar a viabilidade da pesquisa, é apresentada uma pesquisa piloto já realizada, com base em apenas o ODS 4. Por fim, são apresentadas as estratégias para o seguimento da pesquisa de doutorado até a sua conclusão.