Banca de DEFESA: CAMILA NASCIMENTO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA NASCIMENTO RIBEIRO
DATA : 09/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Pós-Graduação Engenharia Civil - CTG - UFPE
TÍTULO:

TÉCNICAS DE REFINAMENTO DA APROXIMAÇÃO DO GRADIENTE PARA OTIMIZAÇÃO DA INJEÇÃO DE ÁGUA


PALAVRAS-CHAVES:

Método Baseado em Ensemble; Gradiente Simplex; Otimização do problema de injeção de água; SQP; Mínimos Quadrados Não-lineares; Refinamentos.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Neste trabalho são apresentadas técnicas de refinamento para melhorar tanto o desempenho do Método Baseado em Ensembles (EnOpt), como também melhorar o desempenho do Gradiente Simplex (SG), para o gerenciamento ótimo do problema de injeção de água em reservatórios sujeitos a restrições. A função objetivo adotada é o Valor Presente Líquido (VPL) e, as restrições impostas são a nível de poço e do campo. Adotou-se o algoritmo SQP para resolução do problema de injeção de água e, o Método dos Mínimos Quadrados Não-lineares (Non-linear Least Squares Method – NLS) par resolver o problema desacoplado. Propomos quatro técnicas de refinamento da matriz de sensibilidade: Técnica do Truncamento; Técnica do Amortecimento; Técnicas de Localização que incluem a sensibilidade do VPL dos poços produtores com respeito aos controles dos outros poços produtores e a sensibilidade do VPL dos poços produtores com respeito aos controles dos poços injetores; e ainda as Técnicas de Regularização, sendo elas, a sensibilidade do VPL dos poços injetores com respeito aos controles dos poços produtores e a sensibilidade do VPL dos poços injetores com respeito aos controles dos outros poços injetores. Essas técnicas foram inseridas aos métodos EnOpt e SG, resultando em cinco refinamentos distintos, REB, REB*, REB+T, RSG+T e RSG+TD, que foram aplicados aos modelos de reservatórios BCO-Falha e Brugge.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1130915 - BERNARDO HOROWITZ
Externo ao Programa - 2695448 - LEONARDO CORREIA DE OLIVEIRA
Interna - 2223613 - SILVANA MARIA BASTOS AFONSO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 06/07/2021 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07