Banca de DEFESA: JOSIVALDO RODRIGUES SÁTIRO

DISCENTE : JOSIVALDO RODRIGUES SÁTIRO
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Auditório Pós-Graduação Engenharia Civil - CTG - UFPE

FATORES QUE INFLUENCIAM A BIOFLOCULAÇÃO DE MICROALGAS EM LAGOAS DE ALTA TAXA COM ESGOTOS SANITÁRIOS

Consórcio microalga-bactéria; Lipídios; Remoção de nutrientes; Sedimentabilidade; Tratamento de esgoto.

A deterioração dos corpos aquáticos decorrente do lançamento de esgotos sem tratamento, pode ser mitigada com a utilização de processos biológicos de tratamento e, assim, reduzir a concentração de matéria orgânica, nutrientes, entre outros poluentes. Entre os processos disponíveis, os sistemas que utilizam microalga-bactéria são considerados alternativas promissoras e sustentáveis, pois não requer aeração artificial e pela possibilidade da produção de produtos com valor agregado, como lipídios, os quais podem ser empregados para fins de produção de biocombustíveis. No entanto, a separação da biomassa dispersa pode ser um fator limitante da aplicação desses sistemas e a formação de uma biomassa adensada passa a ser um requisito importante. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o efeito da inoculação de lodo ativado sobre a formação e estabilidade de agregado microalga-bactéria na sedimentabilidade, produção de lipídios e tratamento de esgoto em lagoas de alta taxa em escala piloto. Como estratégia, de partida, três lagoas foram operadas, sendo: LAT 1, LAT 2 e LAT 3, com alturas de 0,30 m, 0,30 m e 0,50 m, respectivamente. A LAT 1 foi utilizada como controle sem inoculação de lodo ativado, enquanto as LAT 2 e LAT 3 foram inoculadas com lodo ativado com concentração de 0,5 g/L de SSV. Estas foram operadas por duas bateladas consecutivas para obtenção do agregado e sequencialmente foram operadas em regime contínuo, com tempo de detenção hidráulica de 4 dias. Em relação aos resultados, observou-se a estabilização da biomassa e fase estacionária do sistema após 20 dias de operação na fase contínua, principalmente nas lagoas LAT 2 e LAT 3. As LAT 1, LAT 2 e LAT 3 alcançaram remoção de nitrogênio total de 82,2%, 76,6% e 53,4% e remoção de matéria orgânica avaliada em DQO de 90,33%, 85,22% e 97,33%, respectivamente. Em relação a sedimentabilidade da biomassa, nas LAT 2 e LAT 3, foi observado um aumento do SSV e na eficiência de floculação na medida que o sistema de agregado microalga-bactéria foi estabilizando-se, ou seja, a partir do dia 20 de operação com alimentação contínua, como citado anteriormente, obtendo-se assim, valores de SSV em mg/L de 170,0 e 157,5, nesta ordem. As características da biomassa da LAT 1 variaram em toda fase operacional, estando relacionado com a sazonalidade e diluição do efluente no período de operação. Avaliando a eficiência de floculação, constatou-se que as lagoas que foram inoculadas com lodo ativado, sendo LAT 2 e LAT 3, obtiveram valores mais elevados de 90,6% e 93,4%, indicando a boa sedimentação da biomassa e relevância no emprego inóculo e das duas bateladas sequenciais na partida das lagoas. Nesta perspectiva, neste estudo com agregado microalga-bactéria apresentou resultados para remoção de matéria orgânica e nutrientes elevados, principalmente na LAT 2, com altura de lâmina d’água de 0,30 m, demonstrando a relevância da partida dos sistemas por meio das bateladas sequenciais, emprego do inóculo e altura da lâmina d’água para a estabilidade dos sistemas, como também, na formação e colheita da biomassa para geração de produtos com valor agregado.

Externo à Instituição - ANTONIO JOÃO CARVALHO DE ALBUQUERQUE
Interna - 3133998 - BRUNA SCANDOLARA MAGNUS
Presidente - 2130916 - MARIA DE LOURDES FLORENCIO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/07/2021 17:08