Banca de DEFESA: GABRIEL ARAUJO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA : 25/06/2021
LOCAL: Auditório Pós-Graduação Engenharia Civil - CTG - UFPE

Informações Espaciais Colaborativas Como Fonte Alternativa de Dados Observados Para a Calibração de Modelos Hidrodinâmicos

Inundação, Incerteza, HEC-RAS, Hidromapp, Informação Geográfica Voluntária

A pesquisa tem como objetivo explorar a utilização de dados espaciais colaborativos enquanto fonte alternativa de dados observados para a calibração de modelos hidrodinâmicos, especificamente no mapeamento de áreas de riscos hidrológicos. O trabalho é motivado pelas múltiplas fontes de incertezas presentes na modelagem hidrodinâmica, o que salienta a relevância das etapas de calibração e validação das simulações de cheia. Ao mesmo tempo, a escassez de dados observados tem sido apontada como uma das principais limitações da temática, de modo que informações compartilhadas de forma colaborativa podem ser consideradas como potencial fonte alternativa de coleta de dados. Para isso, são abordados no trabalho os seguintes aspectos: desenvolvimento de uma plataforma colaborativa (aplicativo móvel) para a coleta de marcas de cheia; estratégias que podem ser adotadas para a motivação e engajamento de potenciais colaboradores para a realização de coletas de dados; desenvolvimento de mecanismos para análise de consistência dos dados; e, por fim, as potencialidades e limitações identificadas na aplicação de informações colaborativas enquanto fonte alternativa de dados observados para a calibração de modelos hidrodinâmicos. Os resultados obtidos validam a hipótese de que dados espaciais colaborativos podem ser considerados uma fonte alternativa de dados observados para a calibração de modelos hidrodinâmicos. As simulações calibradas a partir desses dados apresentaram erros (RMSE) abaixo de 10 centímetros, e sendo observado que o desenvolvimento de mecanismos para análise de consistência dos dados foi fundamental para o desempenho dos resultados. Da mesma forma, o aplicativo desenvolvido demonstrou bom desempenho uma vez que possibilitou a coleta de dados colaborativos (marcas de cheia), sendo relatado pelos usuários a sua facilidade de utilização e ausência de falhas no funcionamento. Por fim, em relação à motivação e engajamento de colaboradores, estudantes de ensino fundamental apresentaram maior desempenho na realização de coleta de dados, sendo observado também a importância da realização de ações diretas de mobilização, como oficinas presenciais. Dessa forma, a pesquisa espera contribuir para a redução de incertezas no mapeamento de áreas de riscos hidrológicos, especificamente no que diz respeito à escassez de dados observados para a calibração e validação de modelos hidrodinâmicos.

Externa à Instituição - IANA ALEXANDRA ALVES RUFINO - UFCG
Externo à Instituição - ADRIANO ROLIM DA PAZ - UFPB
Interno - 1688881 - ALFREDO RIBEIRO NETO
Presidente - 2130589 - JOSE ALMIR CIRILO