Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR BARBOSA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR BARBOSA MELO
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Protótipo de uma Ferramenta Web Mapping Hidrológica e Hidrodinâmica em Tempo Real Acompanhamento de Inundações

previsão de inundações; web mapping; modelagem hidrológica; modelagem hidrodinâmica; machine learning.

O fenômeno da inundação é capaz de promover impactos catastróficos nos meios ambiente e antrópico, bem como severos prejuízos econômicos. A fim de que tais consequências sejam minimizadas, a elaboração de um sistema que possa prevê-lo é considerado como uma solução para o planejamento e a gestão da evacuação de cidades em situações emergenciais. No Brasil, é notório o desenvolvimento de sistemas diversos hábeis a monitorá-lo, os quais provém de esforços em conjunto de agentes municipais, estaduais e federais. Contudo, essas ferramentas, em sua maioria, estão focadas no alerta do fenômeno hidrológico, porém com pouca representatividade na implementação e divulgação de previsões de dados de vazão e/ou de cota. No que concerne ao retrato das inundações em tempo real ou às previsões através de mapas, a comunicação é inexistente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal a elaboração de um protótipo de uma ferramenta Web Mapping para realização de previsões hidrológicas e hidrodinâmicas. Para atestar a eficácia do referido programa, escolheu-se como modelo a bacia hidrográfica do rio Jacuípe em Alagoas devido às frequentes ocorrências de inundações, principalmente no município de Jacuípe. Com relação ao desenvolvimento da ferramenta, utilizaram-se: o modelo hidrológico HEC-HMS e técnicas de Machine Learning para as previsões de cotas e de vazões; a metodologia HAND e o modelo hidrodinâmico HEC-RAS para o mapeamento das inundações em tempo real e previsto; o framework Django, produzido em Python, para o Web Mapping. Como informações de entrada, foram empregados dados de precipitação, de vazão e de cota em escala sub-horária da ANA, do CEMADEN e da SGB/CPRM, de previsão meteorológica horária dos modelos WRF e ECMWF, de modelos digitais de elevação do PE3D e do programa Copernicus, de uso e ocupação do solo da base de dados MapBiomas, dentre outras bases de dados. Até o momento, nesta qualificação de doutorado, como resultados iniciais foram concebidas calibrações do modelo hidrológico HEC-HMS e simulações hidrodinâmicas no HEC-RAS.

Externo ao Programa - 2282722 - GILSON LIMA DA SILVA - nullPresidente - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA - null
Notícia cadastrada em: 25/02/2024 10:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08