Banca de QUALIFICAÇÃO: PHILLIPE CAETANO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PHILLIPE CAETANO GOMES DA SILVA
DATA : 24/10/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Uma Formulação Sequencial Implícita e Verdadeiramente Multidimensional para a Modelagem e Simulação do Escoamento Bifásico em Meios Porosos

Simulação em meios porosos; Escoamento bifásico; Efeito de orientação de malha; MPFA; Sequencial Implícito; Métodos verdadeiramente multidimensionais; Anisotropia e heterogeneidade.

A simulação numérica de escoamentos multifásicos e multicomponentes em meios porosos é um desafio significativo, exigindo formulações numéricas robustas e computacionalmente eficientes. Em particular, situações com elevadas razões de mobilidade entre fluidos podem conduzir a efeitos de orientação de malha, em que as soluções numéricas dependem fortemente do alinhamento entre o escoamento e a malha computacional, e da razão de mobilidade. Este fenómeno está relacionado com uma distribuição anisotrópica do erro de truncamento associado à aproximação numérica do termo de transporte. Embora a indústria utilize habitualmente a Aproximação do Fluxo por Dois Pontos (TPFA) para fluxos difusivos e o método de Primeira Ordem Upwind (FOU) para os fluxos advectivos, ambos carecem de invariância rotacional e o TPFA tem dificuldades com malhas não k-ortogonais. Neste trabalho, propomos uma formulação abrangente de volumes finitos centrados em células para simular os deslocamentos bifásico em reservatórios, integrando o modelo segregado e sequencial implícito, com malhas não estruturadas e não ortogonais. A discretização do fluxo difusivo emprega uma formulação com Aproximação do Fluxo por Múltiplos Pontos (MPFA), capaz de lidar com meios heterogéneos e fortemente anisotrópicos. Para a discretização do termo de transporte, é utilizado um método modificado via Flux Corrected Transport (FCT) para reduzir a difusão numérica artificial. Além disso, incorporamos um esquema numérico verdadeiramente multidimensional para diminuir o efeito de orientação de malha, capturando com maior precisão a direção do fluxo. A estratégia proposta será validada através de problemas de referência de deverá produzir resultados precisos com redução dos efeitos de difusão numérica e de orientação de malha.

Presidente - 2216046 - RAMIRO BRITO WILLMERSDORF
Externo ao Programa - 2332238 - ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES - UFPEExterno à Instituição - MÁRCIO RODRIGO DE ARAÚJO SOUZA - UFPB
Notícia cadastrada em: 21/10/2023 18:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04