Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAM OBEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM OBEL
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil

Uma Formulação Multiescala e Multinível para Solução de Escoamentos Multifásicos e Multicomponentes Envolvendo a Recuperação Avançada de Petróleo (EOR)

Simulação em reservatórios de petróleo, Simulação composicional, Método Multiescala de Volumes Finitos e Multinível, WAG.

O petróleo constitui um dos produtos mais relevantes para a economia mundial e é útil não somente para a produção de combustíveis como também em vários outros produtos químicos e petroquímicos. No intuito de superar a queda econômica mundial desde o ano de 2010 e que consequentemente levou a uma diminuição gradualmente nos lucros da indústria petrolífera, as empresas e pesquisadores desse setor vem procurando e investindo em projetos e estratégias mais eficientes e econômicos. Diante disso, a estratégia de injeção de água alternada com gás (WAG), assim como, outras técnicas especiais de recuperação terciária tem sido utilizada mundialmente, tendo em vista a possibilidade de aproveitar a contribuição do gás para o deslocamento do fluido e a da água para a eficiência de varrido, otimizando assim o processo de recuperação do petróleo. O WAG além de ser capaz de deslocar o óleo residual, antes imóvel, pela redução da viscosidade no processo da miscibilidade do gás com o óleo, colabora para a melhoria da sustentabilidade devido à oportunidade de reinjetar o gás, CO2 como exemplo, existente em campos com grandes concentrações como o “Pré-sal ” brasileiro. Neste trabalho, As técnicas de Volumes Finitos Multiescala "AMS" (Algebraic Multiscale Solver) foram utilizadas em conjunto com as estratégias WAG na simulação composicional para o escoamento trifásico (óleo-gás- água) em reservatórios considerados homogêneos. Para isso, mostram-se neste trabalho de Qualificação da Tese de Doutorado diversos estudos e implementações relacionados ao tema. Inicialmente, as leis da Termodinâmica inclusive os objetos de seus estudos tais como as relações existentes entre as propriedades das variáveis que representam o meio poroso e os fluidos que nele são presentes foram exploradas. Nesse contexto, o equilíbrio de fases líquido-vapor e cálculo de flash foram analisados e as equações de estado necessários para tais foram mostradas (Equações de Estado de Soave-Redlich-Kwong e Peng-Robinson, como exemplo). Posteriormente, o modelo matemático que descreve as equações de conservação de massa dos componentes dos fluidos foi emprego para determinar o campo de pressão implicitamente no modelo numérico e o cálculo dos fluxos e concentração explicitamente. Em seguida, uma exposição simplificada do Método AMS e “ADM” (Algebraic Dynamic Multilevel Method) foi feito mostrando os operadores essenciais para aplicação dessas técnicas. Por último, três tipos de hidrocarboneto foram escolhidos para simular cinco casos. O primeiro caso foi escolhido com objetivo de avaliar o funcionamento do código para simular o escoamento composicional trifásico óleo-gás-água. Já o segundo caso foi estudado no intuito de verificar o comportamento do código também para a recuperação de óleo com injeção de CO2 puro. No terceiro caso, as estratégias AMS foram testadas para o campo de pressão com injeção de CO2 puro. O quarto caso mostra o funcionamento do código para uma simulação completa de Multiescala WAG Composicional. E por fim, a influência da razão de engrossamento da malha computacional no campo de pressão foi verificada. Alguns desses resultados foram comparados com os obtidos na literatura e utilizando o software GEM-CMG.

Externo ao Programa - 2332238 - ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES - nullExterno à Instituição - MÁRCIO RODRIGO DE ARAÚJO SOUZA - UFPB
Presidente - 2216046 - RAMIRO BRITO WILLMERSDORF
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 20:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04