Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL AMORIM VIANA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL AMORIM VIANA DE MOURA
DATA : 14/08/2023
LOCAL: Pós-Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Estudo da Duração de Vida dos Sistemas de Bicicleta Compartilhada: Caracterização dos Fatores Condicionantes ao Sucesso dos Sistemas de Bicicleta Compartilhada no Continente Americano


PALAVRAS-CHAVES:
bicicletas compartilhadas; continente americano; sucesso.

PÁGINAS: 82
RESUMO:

As primeiras bicicletas compartilhadas ou públicas já eram recorrentes em Amsterdam na Holanda em meados de 1968. Nessa primeira geração, as bicicletas eram alugadas em pontos comerciais da cidade, mas não obtiveram êxito em virtude da falta de segurança e controle dos usuários que as utilizavam. Somente entre a década de 90 e o início do Séc. XXI, novos sistemas de bicicleta compartilhada começaram a ser implantados na Europa com equipamentos digitais nos quais era necessário realizar o cadastro prévio dos usuários. No que tange ao continente americano, as bicicletas compartilhadas surgiram mais recentemente, a partir do início da década de 90, apenas no eixo norte-americano. O primeiro sistema de bicicleta compartilhada dos Estados Unidos foi lançado em Portland, Oregon, em 1994. Denominado Yellow, o sistema contava com 60 bicicletas espalhadas pela cidade, sem nenhum controle ou travamento. Entretanto, o sistema teve uma vida relativamente curta, sendo fechado em 2001. Segundo o relatório do Mapa Mundial de Bicicletas Compartilhadas (The Meddin, 2022), o continente americano tinha até 2022, 267 sistemas ativos e operando, onde 205 deles se concentravam na América do Norte, enquanto as Américas do Sul e Central detinham apenas 58 e 4, respectivamente. Já os sistemas que não obtiveram sucesso, contabilizam 359 que foram permanentemente fechados em todo o continente. Objetivo: A partir desta problemática este projeto de pesquisa tem como tema a duração de vida dos sistemas de bicicleta compartilhada. Assim, o estudo busca refletir sobre o surgimento, expansão e fechamento destes sistemas no continente Americano e em países latinos em desenvolvimento, tal como o Brasil. Nesse âmbito, a continuidade de um sistema de bicicleta compartilhada pode depender de condições e fatores (variáveis) urbanos (desenho, rede de transporte público, etc), socioeconômicos (escolaridade, renda, sexo, idade, etc), tecnológicos e de governança que podem determinar o seu SUCESSO ou INSUCESSO. Ao observar práticas e experiências de fracassos e sucesso da implantação, operação e gerenciamento em países do continente americano, propõe-se a seguinte reflexão: sob quais condições os sistemas de bicicleta compartilhada podem ser bem- sucedidos ou não? Acredita-se que o insucesso desses modos nos espaços urbanos pode ocorrer por efeitos de barreiras técnica, administrativa, política, social, cultural, digital e gerencial, principalmente em cidades com problemas socioeconômicos estruturais, urbanísticos e de mobilidade. A etapa metodológica consistiu no levantamento e caracterização dos sistemas de bicicleta compartilhada no continente (tipo, tamanho, frota e tempo de duração) e das cidades que os implantaram (tamanho, condições sociais, condições econômicas, infraestrutura viária e transporte público). Após a definição das variáveis (fatores) com base na bibliografia, será iniciado a construção do Banco de Dados (BD). Esse banco servirá como base para a aplicação de inferências estatísticas e regressões binárias de resposta qualitativa que terão como resposta e variável dependente o status do sistema (aberto ou fechado). Os resultados preliminares apontam uma diferença estaticamente significativa entre as médias do tempo de duração entre os sistemas que continuam abertos e aqueles permanentes fechados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JUAN PEDRO MORENO DELGADO - UFBA
Externo à Instituição - CARLOS FABRICIO ASSUNÇÃO DA SILVA
Presidente - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 15:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05