Banca de DEFESA: MARTHA MARIA BEZERRA SANTOS

DISCENTE: MARTHA MARIA BEZERRA SANTOS
DATA : 07/06/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Influência da Inserção da Casca da Amêndoa do Cacau no Comportamento Hidráulico, Mecânico eno Processo de Fissuração de um Solo Expansivo

Reforço com partículas; Resíduos agrícolas; Propagação de Fissura

Os principais resíduos gerados pela agroindústria do cacau são constituídos principalmente pela casca do fruto (seis toneladas para cada uma tonelada de amêndoas) e pela casca da amêndoa (entre 8.000 e 12.000 toneladas ao ano). A Bahia é um grande produtor do cacau e o volume desses resíduos tende a aumentar. Além do mais, o estado apresenta a ocorrência de solo expansivos, como o massapê. Assim, busca-se analisar a possibilidade de se estabilizar um solo expansivo que, para fins de estudo, foi utilizado o solo de Paulista-PE, com a casca da amêndoa do cacau. Ensaios de laboratório foram realizados em amostras compactadas de solo natural, e misturas de solo com a casca, nas proporções em peso de 2,5%, 5%, 7,5%, 10% e 12,5%. Ensaios de: granulometria, massa específica dos grãos, limites de consistência, compactação, condutividade hidráulica, expansão livre, tensão de expansão, squeeze flow, compressão simples e diametral, cisalhamento direto, formação e propagação de fissuras e sucção por secagem foram realizados. A condutividade hidráulica reduz da ordem de 10-9 cm/s para a ordem de 10-11 cm/s com as misturas de 7,5%, 10% e 12,5%. A mistura de solo+10%casca é a que apresenta melhor resultado, reduzindo a expansão “livre” do solo natural de 12,50% para 8,90% e reduzindo a tensão de expansão em 71,36%. A casca da amêndoa do cacau no solo não melhora a resistência a compressão simples e tração por compressão diametral. A coesão diminui e o ângulo de atrito das misturas também diminui. A adição casca ao solo faz com que o processo de fissuração ocorra de forma mais rápida, diminua a área fissurada final (80,55% para a mistura de solo+12,5%) e eleve a sucção de entrada de ar e da umidade de saturação. A inclusão da casca de amêndoa do cacau ao solo compactado de alta expansão de Paulista-PE reduz a expansão “livre” (29%) e tensão de expansão (80%). Como a adição reduz coeficiente de permeabilidade em cerca de 100 vezes, eleva a umidade de entrada de ar, diminui a área de fissurada, uma aplicação viável é a de cobertura de aterro sanitário.

Externo à Instituição - JOAQUIM TEODORO ROMAO DE OLIVEIRA - UNICAP
Externa ao Programa - 2984374 - MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO - nullPresidente - 1132311 - SILVIO ROMERO DE MELO FERREIRA
Externo à Instituição - SÉRGIO CARVALHO DE PAIVA - UNICAP
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 21:37