Banca de DEFESA: RUAM EMANUEL RODRIGUES CHAVES PASTOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUAM EMANUEL RODRIGUES CHAVES PASTOR
DATA : 15/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Pelo Estado, com o Estado e no Estado: Análise das peças e mecanismos que compõem o fenômeno das milícias no Rio de Janeiro.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Milícias; Crime Organizado; Instituições; Agentes do Estado;


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Quais são as peças que compõem o fenômeno das milícias no Rio de Janeiro? Quais são seus mecanismos? Esta pesquisa responde estas perguntas e propõe esclarecer algumas questões sobre um fenômeno que tem avançado por todo o Brasil. Utilizou-se a explicação por mecanismos para identificar as peças que compõem os mecanismos de atuação das milícias e lhe dão vida. Quais as diferenças entre as facções de tráfico e as milícias? Esta análise é importante por ainda ser obscura a diferenciação no meio acadêmico e popular, além disto, é fundamental para o entendimento das milícias compreender a dinâmica do crime organizado nas favelas cariocas. Como as milícias se comportam institucionalmente? Qual o papel do Estado na lógica miliciana? Por que e como as milícias participam dos processos eleitorais no Brasil? Todos esses questionamentos lançam luzes e fazem compreender a lógica de funcionamento desses grupos criminosos. Com base em relatórios sobre o tema, dados estatísticos e relatos de entrevistas jornalísticas, os problemas de pesquisa são respondidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1747042 - ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FABIO RODRIGO FERREIRA NOBRE
Interno - 1145313 - RICARDO BORGES GAMA NETO
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 14:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10