Banca de DEFESA: JULIE ANNE PEREIRA CAVALCANTE

DISCENTE: JULIE ANNE PEREIRA CAVALCANTE
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais

DESIGN DE SISTEMA BIOPOLIMÉRICO DE MEMBRANA DE CELULOSE BACTERIANA E MICROAGULHA COM LIBERAÇÃO DE METOTREXATO PARA APLICAÇÕES DERMATOLÓGICAS

Doenças dermatológicas. Transdérmica. Metotrexato. Celulose bacteriana. Microagulhas.

Devido a complexidades e ao alto custo de tratamento, algumas doenças dermatológicas não são tratadas pelos pacientes, como no caso da psoríase, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Essa patologia segue diferentes terapias com medicações administradas via tópica, oral e parenteral. Entretanto, possuem problemáticas nas três formas. E assim, a administração via transdérmica de metotrexato, principal fármaco para psoríase e outras patologias dermatológicas, evita efeitos negativos das outras vias e aumenta a eficácia. Dessa forma, é importante que se tenha uma matriz para incorporação do fármaco, bem como um agente para vencer a barreira córnea da pele. Assim, neste trabalho foi desenvolvido um sistema de entrega transdérmica de metotrexato com matriz biopolimérica de membrana de celulose bacteriana, a qual tem sido usada em larga escala para aplicações médicas devido as suas propriedades relevantes, e com microagulhas poliméricas de carboximetilcelulose, como agente físico para ultrapassar a barreira da pele e a liberação do fármaco por essa via ser eficiente. Foram realizadas análises de Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), Termogravimetria (TGA), Difratometria de Raio-X (DRX), ensaio de intumescimento, teste mecânico de compressão e de inserção de pele in vitro, teste de citotoxicidade e ensaio in vitro de liberação do fármaco. A incorporação do MTX, pelo método mecânico, foi bem sucedida na membrana de celulose bacteriana CB/MTX, com confirmação a partir das análises de FTIR, DRX e MEV. A membrana CB incorporada com MTX (CB/MTX) e o sistema completo (CB/MTX/MA) apresentaram estabilidade térmica similares. A membrana com MTX (CB/MTX) apresentou morfologia satisfatória, com aspectos morfológicos de ambos os materiais. A microagulha (MA) apresentou boa resistência mecânica para inserção na pele e boa qualidade de intumescimento. O sistema CB/MTX/MA apresentou liberação controlada do fármaco. Por fim, o sistema produzido demonstrou potencial para aplicação futura no setor biomédico, com propriedades biológicas relevantes, como biocompatibilidade, resistência mecânica, dissolução e boa entrega do fármaco na pele, sendo um bom material para uso em diferentes doenças dermatológicas, com boa adesão e baixo custo.

Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS DA SILVA PAULA - UFPA
Presidente - 1354207 - SEVERINO ALVES JUNIOR
Interna - 1283002 - YEDA MEDEIROS BASTOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 10:09