Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHAN BEZERRA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHAN BEZERRA DE LIMA
DATA : 22/06/2022
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO:

Elucidação de fenômenos associados a degradação do concreto armado por Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e Microscopia eletrônica de transmissão (TEM)


PALAVRAS-CHAVES:

óxido de zinco, tratamento térmico, materiais de cimento, propriedades estruturais, morfologia, propriedades mecânicas.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O concreto armado é um dos materiais de construção mais populares no mundo e é amplamente utilizado para construções de grande e médio porte devido à vantagem nos desempenhos mecânicos e baixo custo e de execução. Pela perspectiva da Ciência de Materiais, o concreto armado pode ser definido como um material híbrido que contém um revestimento compósito (o concreto) e uma liga metálica de alto desempenho (o aço). Um desafio relevante e atual é a proteção de estruturas de aço, por exemplo, a partir de aplicação de revestimentos. Diante deste cenário, este trabalho visa investigar novos aspectos estruturais, morfológicos, químicos e mecânicos da interface entre aço revestido e materiais cimentícios. Neste sentido, revestimentos de óxido de zinco foram aplicados em barras de aço espessura Ø 6.3 mm - CA 50 por duas estratégias: 1) via eletrólise e 2) via tratamento térmico. Resultados qualitativos revelaram que a segunda estratégia foi mais eficiente, uma vez que aparentemente uma maior área do aço foi revestida. Em seguida, corpos de prova prismáticos e cilíndricos de dois tipos de materiais cimentícios foram preparados. Após o tempo de cura de 28 dias, foram realizados ensaios de resistência mecânica à compressão e à tração na flexão. Os valores médios correspondentes dos ensaios de resistência à compressão foram, respectivamente, 5,79 MPa e 6,49 MPa. Por sua vez, em relação aos testes de tração, os valores médios foram de 1,86 MPa e 2,66 MPa, respectivamente. Também foram realizados ensaios de propagação de ondas ultrassônicas incidentes, em que foram obtidos valores de velocidade de 2195.6 m/s para o material cimentício do tipo 1 e 2813.04 m/s para o material cimentício do tipo 2. Estes valores revelam que o material cimentício do tipo 2 apresentou maior qualidade em relação ao do tipo 1. Por outro lado, propriedades estruturais foram analisadas por DRX, e os resultados revelaram que para os materiais cimentícios do tipo 1 e foram verificadas 5 fases para o material cimentício do tipo 1 e apenas 2 fases para o material cimentício do tipo 2. Finalmente, foram realizadas análises de MEV/EDS para os materiais precursores e para os materiais cimentícios preparados. Os resultados mostraram que o material cimentício do tipo 2 apresentou uma composição química mais adequada em comparação ao material do tipo 1. Em conclusão, o material cimentício do tipo 1 se mostrou mais adequado para a inserção das barras de aço com revestimento de aço na segunda fase deste trabalho, em que a região de interface entre aço revestido com óxido de zinco e material cimentício passará a ser investigada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANA CRISTINA BARRETO MONTEIRO - UPE
Externo à Instituição - FELIPE MENDES DA CRUZ - UPE
Externo ao Programa - 2154866 - TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02