Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA CARVALHO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA CARVALHO DE SOUZA
DATA : 25/03/2022
LOCAL: virtual
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E RECUPERAÇÃO DA CELULOSE BACTERIANA EMPREGANDO AS TÉCNICAS DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA E DIFRATOMETRIA DE RAIOS X.


PALAVRAS-CHAVES:

Celulose Bacteriana; Difratometria de raios x (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A celulose bacteriana (CB) é um material caracterizado por sua natureza fibrosa e essencialmente nanométrica. O processo de recuperação da celulose bacteriana requer alguns cuidados porque etapas de recuperação e esterilização, tipo de processo, bem como aditivação “in-situ” e “ex-situ”, podem comprometer as propriedades térmicas, mecânicas e de biocompatibilidade, desse material. Dessa forma, a investigação das características físicas e químicas tornaram possível direcionar sua aplicação em diversas áreas: indústria alimentícia, indústria de cosméticos, indústria têxtil, medicina, entre outros. No âmbito da ciência de materiais, o processo de caracterização de materiais é uma área composta por muitas análises investigativas e, tem o intuito de prever certos comportamentos ou elucidar fenômenos biológicos, físicos ou químicos próprios de um determinado material. A Difração de raios X, por exemplo, baseia-se no espalhamento de ondas eletromagnéticas de alta frequência, por estruturas organizadas (cristais). Uma outra técnica importante no estudo da morfologia polimérica e a análise de Microscopia Eletrônica de Varredura, onde feixes de elétrons são gerados sob uma elevada voltagem e podem ser focados por campos eletrostáticos ou eletromagnéticos, fazendo com que seja possível gerar imagens. Desse modo, a partir do conhecimento de técnicas como a Microscopia eletrônica de varredura e a Difratometria de raios x pode-se conhecer a fase de um material cristalino e sua fração (percentual) cristalina; dimensões da célula unitária; bem como o estudo dos diferentes relevos da superfície das CB, que podem estar associados à presença de poros entre as fibras ou até mesmo bactérias aprisionadas à amostra. Sendo assim, entende-se profundamente certos tipos de materiais a fim de aplicá-los nas diferentes áreas. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IRANILDO JOSE DA CRUZ FILHO - UFPE
Externa ao Programa - 2116297 - SARA HORACIO DE OLIVEIRA MACIEL
Presidente - 1354207 - SEVERINO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09