Banca de DEFESA: MANOEL LEONARDO DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL LEONARDO DA SILVA NETO
DATA : 19/07/2021
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais

AVALIAÇÃO DE NÃO-LINEARIDADES ÓPTICAS E APLICAÇÕES DE NANOMATERIAIS FOTÔNICOS

Nanomateriais, Propriedades ópticas não lineares, Dicalcogenetos de Metais de Transição, nanoclusters metálicos, Pontos Quânticos de Grafeno, Nanocristais de NaNbO3.

O desenvolvimento de novos materiais é crucial para aplicações em diversas áreas. Neste sentido, nanomateriais nos seus mais diversos tipos, formas e tamanhos têm sido sintetizados. A miniaturização de materiais onde ao menos uma dimensão está abaixo dos 100 nm, faz surgir interessantes propriedades que elevam significativamente a sua aplicabilidade. Neste trabalho foram investigadas as propriedades ópticas não lineares de quatro tipos de materiais: Dicalcogenetos de Metais de Transição (DMT’s), nanoclusters de ouro, pontos quânticos de grafeno e nanocristais de NaNbO3, utilizando as técnicas de Varredura Z (Z-Scan), Espalhamento Hiper-Rayleigh (HRS) e uma aplicação em Laser Aleatório. Interessantes propriedades foram encontradas em DMT’s. Um elevado valor para a primeira hiperpolarizabilidade de monocamadas de ZrTe2 suspensas em acetonitrila (ACN) foi medido usando a técnica de HRS, e um comportamento dipolar para a polarização não linear foi demonstrado. Foi caracterizado pela primeira vez o índice de refração não linear de monocamadas de ZrTe2 também suspensas em ACN e como aplicação este material foi usado como espalhador para Laser Aleatório. Em monocamadas de NbS2 suspensas em ACN, foi mostrado uma mudança no sinal do índice de refração não linear de negativo para positivo, e a transição de absorção de dois fótons para o regime saturado com aumento da intensidade. Em monocamadas de MoS2, o índice de refração não linear de quinta ordem foi demonstrado pela primeira vez. Em clusters de ouro metálicos com 6 átomos [Au6(GSH)2(MPA)2] suspensos em água, a primeira hiperpolarizabilidade foi caracterizada usando a técnica de HRS. O aumento da hiperpolarizabilidade com a diminuição do número de átomos, que já tinha sido demonstrada na literatura, foi corroborada neste trabalho. Para dois diferentes pontos quânticos de grafeno, foi determinada a primeira hiperpolarizabilidade utilizando a técnica de HRS; um comportamento quadrupolar foi demonstrado através das medidas de polarização. Também para pontos quânticos de grafeno foi caracterizada a seção de choque de absorção de dois fótons pela técnica de luminescência induzida pela absorção de dois fótons. Por último, nanocristais de NaNbO3 com diferentes temperaturas de síntese foram caracterizados usando a técnica de HRS. Um aumento no valor da primeira hiperpolarizabilidade com a temperatura de síntese foi observado.

Externa à Instituição - Isabel Cristina dos Santos Carvalho - PUC - RJ
Externo à Instituição - LINO MISOGUTI - USP
Presidente - 1129726 - CID BARTOLOMEU DE ARAUJO
Interno - 1806089 - EDUARDO HENRIQUE LAGO FALCAO