A TEORIA DA INOCULAÇÃO E OS JOGOS SÉRIOS COMO MECANISMO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO POLÍTICA
desinformação; extrema direita; teoria da inoculação psicológica; jogos online; mídias sociais
Examinará como ensinar as pessoas a reconhecerem preventivamente a desinformação por meio de jogos de inoculação, no contexto brasileiro. Para encontrar respostas ao problema suscitado, explorará as contribuições da Teoria da Inoculação Psicológica e o papel didático da gamificação como recursos de combate à desinformação nas redes sociais online. Especificamente, selecionará mensagens de vídeos, áudios e textos publicadas durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro pelos seus apoiadores parlamentares e membros do governo, em suas redes sociais e confirmadas como desinformação pela Agência Lupa ; evidenciará potenciais técnicas de desinformação empregadas para tornar o conteúdo das mensagens epistemologicamente duvidoso e desenvolverá um design de jogo para ensinar seus participantes a evitarem que a desinformação se difunda e se enraíze. Investigação descritiva, usará a estatística descritiva para resumir as características dos dados dos jogadores e a regressão simples e múltipla linear para modelar a relação entre as variáveis selecionadas para descrever o fenômeno da desinformação. A coleta dos dados será realizada com os próprios jogadores em duas ocasiões: uma antes de iniciar e outra ao finalizar o jogo. O protótipo do jogo será delineado levando em consideração os elementos da estrutura Serious Game Design Assessment Framework (SGDA) de Mitgutsh e Alvarado (2012): a) propósito; b) mecânica; c) conteúdo e informação; d) ficção e narrativa; e) estética e gráficos; e, f) framing. Cada um desses elementos será desenvolvido a partir do jogo Bad News criado na Universidade de Cambridge.