ANÁLISE DAS QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM PERDA TOTAL OU PARCIAL DA VISÃO: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Acessibilidade digital. Acessibilidade Informacional. Acessibilidade na Web. Pessoa com deficiência. Tecnologias Assistivas
O isolamento social, consequência da Pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, trouxe à população a necessidade de adaptação a uma nova realidade e a um uso mais intensivo da tecnologia no cotidiano. Nesse período, no contexto educacional, o ensino remoto tornou-se a única alternativa possível para a maioria das instituições de ensino, o que por sua vez trouxe uma série de preocupações, entre elas o possível despreparo, referente a promoção da acessibilidade digital para universitários com deficiência visual, de algumas instituições em relação as plataformas disponíveis para acesso às aulas e outros materiais. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma lista de boas práticas informacionais para promoção da acessibilidade para pessoas com perda parcial ou total da visão no contexto de instituições de ensino superior. Quanto aos meios, a pesquisa é classificada como bibliográfica e documental. Quanto aos fins, a pesquisa é descritiva e quali-quantitativa. A lista de boas práticas será resultado do estudo realizado com as quinze universidades públicas que compõem a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados, que buscará identificar as necessidades e dificuldades dos alunos com perda total ou parcial da visão no uso das plataformas, assim como as dificuldades dos docentes, bibliotecas e núcleos de acessibilidade das universidades na preparação do material acessível e no apoio aos discentes para realização de suas atividades