Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CRISTINA DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CRISTINA DE FREITAS
DATA : 18/10/2022
LOCAL: Sala virtual

MEMÓRIA INSTITUCIONAL: panorama e impacto das políticas de restrição de acesso dos RIs das UFes brasileiras.

Acesso aberto; Políticas de informação; Repositório Institucional

O acesso aberto à informação, norteado em duas estratégias: a Via Dourada (Golden Road) e a  Via Verde (Green Road), instituiu um novo paradigma na comunicação científica, até então dominada por editores científicos comerciais. Via Dourada e Via Verde que envolvem respectivamente a publicação em periódicos eletrônicos de acesso aberto e o auto-arquivamento de artigos científicos já publicados em repositórios de acesso aberto.  A abertura do acesso à informação científica permitiu acesso, quase que imediato, aos resultados de pesquisas acadêmicas contidas nos trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses que agora estão armazenados nos Repositórios Institucionais das Universidades. Teses e dissertações têm, em sua maioria,  seus resultados convertidos em artigos científicos, assim disponibilizar o conteúdo total da pesquisa nos repositórios confrontou-se com as condições de submissão dos periódicos científicos que exigem que o documento a ser publicado seja original e inédito. No processo de depósito, as instituições possibilitam que os autores  restrinjam o acesso a sua pesquisa, permitindo que o conteúdo depositado fique embargado total ou parcialmente. O objetivo da pesquisa é compreender qual o impacto das políticas de restrição de acesso para a memória institucional das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos a pesquisa é classificada como como descritiva e utilizou como técnica a pesquisa bibliográfica e documental, empregou-se o método comparativo para demonstrar como os repositórios institucionais das Universidades Federais brasileiras praticam a restrição do conteúdo dos itens submetidos a arquivamento, o universo da pesquisa é composto pelas 29 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil, que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 003/2009 e ainda que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os resultados preliminares indicam que as Ufes possuem práticas de restrição de acesso que variam quanto à temporalidade, a proporção do texto que pode ser embargado e as modalidades de acesso aos documentos.

Interna - 2465182 - EDILENE MARIA DA SILVA
Presidente - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externa ao Programa - 2617766 - VILDEANE DA ROCHA BORBA - null
Notícia cadastrada em: 11/10/2022 10:07