Banca de DEFESA: INGRID NAARA CARLOS FERREIRA

DATA : 24/08/2022
LOCAL: videoconferência

Gestão de Projetos em Bibliotecas universitárias

Gestão de projetos. Planejamento estratégico. Bibliotecas Universitárias. Modelos de maturidade. Modelo PMMM.

O estudo tem como objetivo analisar a associação das práticas organizacionais das bibliotecas de uma universidade pública do Nordeste ao gerenciamento por meio de projetos. Para fundamentar o estudo, foi realizada revisão bibliográfica sobre planejamento estratégico e gestão de projetos, com foco nas publicações em unidades de informação, sobretudo nas bibliotecas. O projeto se desenvolveu por meio de pesquisa descritiva, com abordagem de natureza qualitativa. Metodologicamente adotou-se o estudo de caso de uma universidade pública e a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação do questionário, a bibliotecários e coordenadores de bibliotecas, estruturado (nível 2) do Project Management Maturity Model (PMMM) de Kerzner (2006). A análise dos questionários foi realizada com base no nível 2 do modelo PMMM, a fim de identificar o nível de maturidade. Os resultados apontam que as bibliotecas desse sistema integrado não possuem maturidade na execução das práticas gerenciais que se aproximam da gestão de projetos, estabelecendo médias inferiores em todas as cinco fases: Embrionário 3.12; Aceitação Gerência Executiva 1.72; Gerentes de Área 1.32; Crescimento 3.65 e Maturidade 3.25. Concluindo que, as bibliotecas ainda necessitam se aperfeiçoar na gestão de projetos, podendo por fim, integralizar todas as atividades, criando um fluxo e assertividade para todo o processo gerencial.

Presidente - 2465182 - EDILENE MARIA DA SILVA
Interno - 1832708 - CELIO ANDRADE DE SANTANA JUNIOR
Externo à Instituição - HELIO AISENBERG FERENHOF - UFSC
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 11:47