Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLY PIMENTEL VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHIRLY PIMENTEL VIEIRA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

Curadoria digital de objetos digitais acessíveis no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Curadoria digital; Objetos Digitais Acessíveis; Acessibilidade; Pessoa com Deficiência; Repositório de Informação Acessível.



PÁGINAS: 109
RESUMO:

Apresenta resultados parciais da pesquisa cujo objetivo é propor critérios e diretrizes, baseados nas ações da curadoria digital, para nortear a criação e gestão dos Objetos Digitais Acessíveis produzidos no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central (LABC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, caracteriza-se quanto aos procedimentos como pesquisa-ação. Como métodos de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, esta última, para analisar a legislação pertinente à acessibilidade, com foco na disposição de documentos em formatos acessíveis. Adicionalmente são delineadas ações sobre os objetos digitais acessíveis para garantir sua preservação e acesso à longo prazo, baseadas no Modelo de Ciclo de Vida para Curadoria Digital do Digital Curation Centre.  Como considerações parciais discute-se os conceitos e aspectos da acessibilidade informacional e digital contextualizados na Ciência da informação; a legislação da acessibilidade; as dimensões da informação acessível; e a construção de repositórios de Objetos Digitais Acessíveis na perspectiva das ações da Curadoria Digital. Destaca-se a escassez de literatura científica que aborde questões relacionadas à acessibilidade no contexto da curadoria digital.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interna - 2133147 - ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
Externo à Instituição - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA - UFPB
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02