Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA DE SOUZA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DE SOUZA ALVES
DATA : 18/08/2022
LOCAL: videoconferência

Da apropriação do termo “letramento” à construção do conceito “letramento informacional”: um exame à luz dos New Literacy Studies (NLS)

Literacy. Letramento. Letramento Informacional. New Literacy Studies (NLS). Apropriação. Conceito.

Investiga como o termo letramento foi apropriado para a construção do conceito de letramento informacional, tendo o intuito de caracterizar, analisar e explicar tal apropriação, a partir da lente teórica dos New Literacy Studies (NLS). Especificamente pretende: a) apresentar os fundamentos dos NLS, os significados de literacy e como o termo letramento e os conceitos de letramento foram cunhados no Brasil; b) mapear a origem do conceito de letramento informacional, por meio de um levantamento da produção científica nacional; c) analisar o corpus a fim de encontrar as justificativas para a escolha do termo, a preferência pela tradução letramento informacional, as definições e os fundamentos que sustentam esse conceito; d) explicar como o conceito de letramento informacional foi formulado, como o conceito de letramento foi apropriado, sobretudo pela Ciência da Informação, e quais as implicações disso, tendo como teoria norteadora os NLS. A escolha de estudar o letramento informacional como tradução de information literacy dá-se pelo fato de aquela expressão conter um termo que originalmente é oriundo de outro domínio, qual seja, letramento e pela necessidade de se aprofundar estudos sobre os fundamentos epistemológicos dos conceitos, já que essas bases possuem impacto direto na metodologia desses estudos e podem interferir na operacionalização do conceito. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por ter natureza exploratória e descritiva, pois pretende investigar a origem dos termos em questão, fazer uma discussão epistemológica acerca do tema e identificar seus fundamentos teóricos e conceituais. Os procedimentos de coleta utilizados foram: levantamento sistemático da produção científica sobre letramento informacional e levantamento bibliográfico sobre os NLS e sobre os conceitos de literacy e de letramento.

Presidente - 7445528 - MARCOS GALINDO LIMA
Interna - 2858611 - MAJORY KAROLINE FERNANDES DE OLIVEIRA MIRANDA
Externo ao Programa - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externo à Instituição - GILCINEI TEODORO CARVALHO - UFMG