Banca de DEFESA: GUSTAVO HENRIQUE DE ARAGAO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO HENRIQUE DE ARAGAO FERREIRA
DATA : 27/06/2022
LOCAL: Sala virtual

A relação do uso do bigdata e da datascience no processo decisório para a produção de conhecimento, tecnologia e inovação: uma análise em Institutos de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DataScience; BigData; Processo Decisório; Institutos de Ciência e Tecnologia; Produção de Conhecimento, Tecnologia e Inovação

A Sociedade da Informação tem como característica clara a modificação das estruturas econômicas, políticas, sociais e culturais dos países e a criação da necessidade de estabelecimento de novas políticas. Essa grandeza informacional deu origem ao Big Data, que é um fenômeno pelo qual, dados são produzidos em diversos formatos e armazenados em grande quantidade de dispositivos e equipamentos. Esse contexto deflagra novas ciências, é o caso da Data Science, que foca a observação e estudo do ciclo de vida dos dados, desde a produção, armazenamento, transformações, análises até o descarte. A presente pesquisa, refletiu sobre a adoção do Big Data e da Data Science no processo decisório de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s) Pernambucanos e seu impacto na produção de conhecimento, inovação e tecnologia, no intervalo 2015- 2019. A metodologia é exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, já que é indicada para captar informações também a partir da exploração de referencial de literatura. A estratégia adotada se configurou-se em estudo de caso coletivo e os resultados se deram com a técnica da análise de conteúdo. O estudo afirma que a Data Science existe nos ICT’s pouco formalizada, mas com várias de suas metodologias aplicadas sobre um Big Data tido como arcabouço na curva de aprendizagem de cada instituto, sobretudo àqueles mais antigos. Essa Data Science sofre com a ausência de recursos financeiros e é utilizada como suporte ao processo decisório melhorando a efetividade de resultados na produção de conhecimento, tecnologia e inovação.

Presidente - 2133147 - ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
Interna - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Externo ao Programa - 3363224 - ANDRE FELIPE DE ALBUQUERQUE FELL
Externo ao Programa - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES