Banca de DEFESA: ANA ROSA DA SILVA

DISCENTE : ANA ROSA DA SILVA
DATA : 30/05/2022
LOCAL: Sala do Conselho Departamental - CAC/UFPE

A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: o retrato da Biblioteca Central da UFPE

Experiência do Usuário. Necessidade da Informação. Acesso à Informação. Bibliotecas Universitárias. Produtos e Serviços Informacionais.

Objetivou analisar as recomendações da experiência do usuário que podem ser identificadas nos ambientes informacionais digitais da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez-se uso do método quadripolar. O polo epistemológico posicionou a pesquisa no paradigma pós-custodial e tecnológico, além de ter definido o problema e os objetivos da pesquisa. O polo teórico abordou necessidade informacional no contexto da cibercultura; a biblioteca universitária e seus serviços informacionais digitais; além da experiência do usuários e sua influência nos ambientes digitais. No polo técnico, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, aplicada e quali-quantitativa. E faz uso de estudos de casos múltiplos nos ambientes digitais da Biblioteca Central da UFPE. Também foram utilizados os métodos de heurísticas de Nielsen e Molich (1990) e a aplicação do Questionário da Experiência do Usuário de Laugwitz, Held e Schrepp (2008). O polo morfológico apresenta os resultados alcançados, os quais identificaram falhas nas questões pragmáticas e hedônicas dos ambientes digitais analisados, como na usabilidade e acessibilidade, além de ausência de recursos informacionais considerados relevantes pelos usuários, o que resultou em más experiências vivenciadas nas interações destes usuário com os ambientes avaliados. Conclui-se que os ambientes digitais informacionais da Biblioteca Central da UFPE apresentam falhas que dificultam o acesso e a navegabilidades dos usuários, precisando ser trabalhados para proporcionar experiências aprimoradas, trazendo satisfação e, talvez, um aumento da utilização e da produtividade no uso.

Externo à Instituição - HENRY PÔNCIO CRUZ DE OLIVEIRA - UFPB
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 09:38