Banca de DEFESA: RINALDO RIBEIRO DE MELO

DISCENTE : RINALDO RIBEIRO DE MELO
DATA : 18/02/2022
LOCAL: sala virtual

RECURSOS INFORMACIONAIS PARA O FUNCIONAMENTO E OPERAÇÃO DE OBSERVATÓRIOS UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ambiente informacional; ciência, tecnologia e inovação; entidades de recursos de informação; observatórios; recursos de informação.

Esta pesquisa trata-se de delineamento dos recursos de informação essenciais para o ambiente informacional de observatórios universitários de ciência, tecnologia e inovação. Os observatórios são estruturas já consolidadas e de reconhecimento na sociedade, são capazes de auxiliar no fornecimento de informações prontas direcionadas as necessidades de informação dos seus usuários e na criação de indicadores específicos que possam subsidiar a tomada de decisões. O presente estudo tem como objetivo geral identificar os recursos informacionais adequados para instalação e operação de um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação. Como objetivos específicos tem-se: identificar as fontes, serviços e sistemas de informação responsáveis pelo fornecimento dos dados primários voltados a um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação; apresentar as entidades de recursos de informação basilares para o funcionamento eficaz do ambiente informacional de um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação; apresentar um modelo de ambiente informacional para observatórios de ciência, tecnologia e inovação voltado para instituições universitárias. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória quanto objetivos e documental e estudo de caso quanto aos meios. Utiliza o método Infomapping para o mapeamento dos recursos informacionais do Observatório OtletCI. Nos resultados foram apresentados e discutidos os recursos informacionais identificados por meio das quatro etapas do método Infomapping e proposto um modelo de ambiente informacional para observatórios universitários de ciência, tecnologia e inovação. Por fim, entende-se que os resultados alcançados por esta pesquisa representam uma ampliação da compreensão estrutural e operacional relativa ao funcionamento de um observatório de CT&I, com foco em instituições de ensino superior.

Presidente - 1566481 - RAIMUNDO NONATO MACEDO DOS SANTOS
Interna - 1812583 - NADI HELENA PRESSER
Externo à Instituição - JOÃO DE MELO MARICATO - UnB
Notícia cadastrada em: 01/02/2022 13:38