Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ROSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA ROSA DA SILVA
DATA : 03/12/2021
LOCAL: meet.google.com/akc-rvru-mss

A Experiência do Usuário no acesso à informação: um retrato das bibliotecas universitárias da UFPE

Experiência do Usuário. Acesso à Informação. Bibliotecas Universitárias.

Os estudos sobre a experiência do usuário permitem identificar as interações dos indivíduos, como se dá o processo de busca, e para que fim o usuário utiliza a informação. Considerando o exposto, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as contribuições dos estudos de Experiência do Usuário (UX) para a disseminação, o acesso e uso da informação nas bibliotecas universitárias da Universidade Federal de Pernambuco, sendo os objetivos específicos: a) Mapear os canais informativos das bibliotecas; b) Identificar os tipos de busca por informação nos canais informativos; c) Discutir como os serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas, aprimoram a interação dos ativos com os acervos físicos e digitais. Para a discussão foi feito uma revisão de literatura das temáticas: Comportamento Informacional, Experiência do Usuário (UX) e Acesso à Informação em bibliotecas. A pesquisa se estruturou sob o método Quadripolar onde é revelado o pólo epistemológico, teórico, técnico e morfológico, os quais conduziram a sequência estrutural do estudo. O pólo epistemológico contextualizou o tema da necessidade e uso da informação no tempo e na literatura, assim como discutiu a transição paradigmática do comportamento informacional. O pólo teórico apresentou a User Experience e o Acesso à Informação, mediante discursos acerca das teorias e práticas. O pólo técnico descreve a aplicação do raciocínio dedutivo na pesquisa e a coleta dos dados realizada nas plataformas BRAPCI e Web of Science, que concentra a revisão bibliográfica dos conceitos do pólo teórico para direcionar e auxiliar nas contribuições do presente estudo.

Externo à Instituição - HENRY PÔNCIO CRUZ DE OLIVEIRA - UFPB
Interno - 1673028 - MURILO ARTUR ARAUJO DA SILVEIRA
Presidente - 2226674 - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 14:26