Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLA DA FONSECA SANTOS VILAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KEYLA DA FONSECA SANTOS VILAR
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Sala virtual

Palavras chave: Comunicação e divulgação científica; Ciência e Tecnologia; Impacto Produção Científica; Indicadores Científicos; Cientometria

VILAR, Keyla da Fonseca Santos. A produção científica dos pesquisadores com patentes no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz: estudo do impacto na WoS, SCOPUS e Repositório Institucional da Fiocruz (ARCA). 2021. 53p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.

RESUMO

Reconhecendo a importância da comunicação e da divulgação científica para a produção científica gerada em Instituições de Pesquisa e Ensino, compreendendo que a publicização implica diretamente no desenvolvimento da ciência e tecnologia, e sobretudo, como responsabilidade social dos órgãos público perante à sociedade; esta pesquisa tem por finalidade avaliar o impacto da produção científica dos pesquisadores com patentes concedidas no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz), órgão público federal vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Para análise da produção científica serão utilizados indicadores métricos de citação, produção e colaboração nas bases de dados WoS, SCOPUS e no Repositório Institucional (ARCA). Como objetivo específicos, o estudo visa mapear e quantificar a produção científica dos pesquisadores com patentes concedidas do IAM, no que se refere ao tipo de produção, autoria, temas e título de periódicos; verificar se a produção está registrada no repositório institucional da Fiocruz (ARCA), e indexada nas bases de dados Scopus e Web of Science, e analisar o impacto dessa produção. O estudo desse impacto visa identificar se a produção científica da amostra contribui para a geração de novos conhecimentos; e se a representação da informação científica desde o seu registro, acesso, disseminação, reuso e preservação estão em consonância nas questões teóricas, conceituais e reflexivas ligada à ciência da informação, como propagação, divulgação, utilização e avaliação da produção científica da Instituição em estudo.

Presidente - 2133147 - ANNA ELIZABETH GALVAO COUTINHO CORREIA
Interno - 1551529 - FABIO MASCARENHAS E SILVA
Externo à Instituição - RENE FAUSTINO GABRIEL JUNIOR - UFRGS
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 13:54