UMA REFLEXÃO DOS ASPECTOS HUMANOS NA ANÁLISE DE SENTIMENTO SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS MÁQUINAS MORAIS.
Análise de sentimento. Máquinas morais. Máquinas sociais.
A mudança nos meios de comunicação e as novas práticas de relacionamento em redes sociais impulsionaram o surgimento da análise de sentimento, uma técnica que aborda a informação como principal agente de fomento demonstrando a necessidade de identificação e consolidação de opiniões para aprimoração. A motivação desta pesquisa é a nova perspectiva informacional que influencia em meios como economia, política, processos e tomada de decisão baseado nos dados disponíveis, observados o trajeto histórico e comunicacional, além dos agentes relacionados tanto individual quanto coletivamente. O objetivo é discorrer e fazer uma análise crítica sobre as questões sociais e de uso da informação ligadas a análise de sentimento, partindo de um visão infocomunicacional, identificando seus elementos e elaborando um ciclo de vida para posterior uso e investigação. Para a metodologia será efetuado um conjunto de levantamento e observação sobre a execução no mundo real que evidencie as manifestações da análise de sentimento e quais os seus impactos. Utiliza uma abordagem qualitativa pois exerce interpretação dos fatos. Com meios de revisão bibliográfica, recolhendo informações e detalhando o assunto, abordando visões e aplicações. Os resultados desta pesquisa alertam a Ciência da Informação sobre a realidade dos aspectos sociais e das ferramentas utilizadas para uma melhor abordagem da análise de sentimento, fomentando a reflexão para que auxilie na construção de uma crítica sobre como os aspectos humanos, informacionais e tecnológicos que cercam a análise de sentimento, considerando os dilemas apresentados pela teoria das máquinas morais que nos levam a refletir sob a análise de dados com o objetivo de analisar um indivíduo