Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN LIMA COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN LIMA COUTINHO
DATA : 29/03/2023
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

A DINAMICIDADE DE MARCAS CONTEMPOR NEAS ATRAVÉS DA TIPOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE FONTES VARIÁVEIS EM PROJETOS DE IDENTIDADES VISUAIS FLEXÍVEIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Design gráfico, tipografia dinâmica, identidades visuais flexíveis, fontes variáveis.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Esta dissertação tem como tema o emprego da tecnologia de fontes variáveis em identidades visuais flexíveis, no contexto contemporâneo. Atualmente, esta tecnologia vem exercendo um papel de destaque não apenas no campo tipográfico, com o incremento de possibilidades para as fontes digitais, como também vem contribuindo para dotar as marcas com características mais dinâmicas. Com uma mudança no panorama do design de marcas, com as mesmas migrando cada vez mais do meio impresso para o digital, estas vêm ganhando novas conotações podendo experimentar comportamentos e aplicações mais flexíveis, principalmente em relação aos dispositivos tecnológicos atuais. Assim, visando conhecer mais profundamente o papel que a tipografia, aliada à tecnologia de fontes variáveis, possui na concepção de identidades visuais flexíveis no contexto digital, dividiu-se a pesquisa em duas etapas. Na primeira foi realizada ampla pesquisa tanto no âmbito do universo tipográfico quanto no de marcas. Procedeu-se à revisão bibliográfica sobre esses dois universos a fim de contextualizá-los apresentando conceitos, terminologias e evolução histórica. As origens das marcas flexíveis bem como o progresso histórico das tecnologias tipográficas embasaram a pesquisa para a etapa de coleta e análise de dados. Serão utilizados para a obtenção de dados tanto uma ficha de análise de identidades visuais flexíveis que utilizam fontes variáveis, bem como um questionário a ser submetido a profissionais que estejam envolvidos diretamente com o universo das fontes variáveis, seja no âmbito de projetos de identidades visuais flexíveis ou criadores de fontes digitais com a referida tecnologia. Esses dados provenientes da análise e dos questionários, somados à pesquisa teórica, visam tecer um panorama das identidades visuais flexíveis compostas por fontes variáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARY VONNI MEÜRER DE LIMA - UFSC
Interno - 2364118 - GUILHERME RANOYA SEIXAS LINS
Presidente - 2497208 - ISABELLA RIBEIRO ARAGAO
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05