IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA O DESIGN SOCIAL: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS EMPREENDEDORES DA INDÚSTRIA CRIATIVA E DESCENTRALIZADA
Impressão 3D; Design Social; DIY; Cultura Maker; Sustentabilidade.
Como muitos autores já constataram, os estudos para o desenvolvimento da sustentabilidade têm foco exacerbado no pilar ambiental do tripé da sustentabilidade e é voltado, em sua maioria para o contexto da indústria tradicional, desta maneira os outros pilares, por vezes, são negligenciados, o que propicia o desenvolvimento de produtos com uso do greenwashing, que buscam obter marketing favorável para as marcas em busca de lucro. Como resultado, poucos estudos se concentram em desvendar as dificuldades encontradas pelas pessoas no processo da busca de uma vida digna e sustentável. Esta tese busca investigar o processo de impressão 3D como facilitador para a entrada de empreendedores no mercado cada vez mais democrático e descentralizado, cujo objetivo é adquirir renda e trabalhar com aquilo que gostam, ao mesmo tempo que promove a busca por conhecimento e reposiciona pessoas dentro da sociedade.