Banca de DEFESA: THACIANA CAROLINE BELARMINO FERREIRA

DISCENTE : THACIANA CAROLINE BELARMINO FERREIRA
DATA : 27/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/zrc-raxw-zij

Mulheres na Fabricação Digital: Uma discussão sobre o protagonismo feminino e o design em laboratórios universitários

Fabricação Digital; Mulheres; Universidade; Gênero; Equidade.

Esse trabalho buscou trazer para o campo do Design & Tecnologia um debate sobre a perspectiva de gênero e a sub representação feminina nas áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics). Nesta dissertação, apresentamos uma discussão sobre o papel das mulheres dentro de redutos tecnológicos que utilizam a fabricação digital como ferramenta, sendo eles laboratórios universitários brasileiros. O objetivo central da pesquisa é projetar discussões sobre a perspectiva de gênero, design e tecnologia, através de uma análise das trajetórias de mulheres protagonistas que vivenciam laboratórios de fabricação digital em universidades brasileiras e dos projetos priorizados por essas unidades. Em relação à metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas produzidas via remota, junto com coleta de material empírico complementar via internet. Na análise, iremos destacar o protagonismo das profissionais dentro dos laboratórios, o papel que desempenham na disseminação das tecnologias de fabricação digital e na reprodução do conhecimento tecnológico entre mulheres de diferentes regiões do Brasil. Ressaltamos também o aspecto do design no fazer tecnológico, na análise sobre o gendramento em dois projetos realizados pelo laboratório GREA 3D do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco.

Interna - 3331601 - AUTA LUCIANA LAURENTINO
Presidente - 1133992 - KATIA MEDEIROS DE ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA GRAZIA CRIBARI CARDOSO - UFRPE
Interno - 2155038 - PEDRO MARTINS ALESSIO