O FAZER ARTESANAL NO DESIGN DE MODA PERNAMBUCANA: Uma investigação sobre o processo de produção em marcas autorais
Produção artesanal; Moda autoral; Artífice; Moda pernambucana.
Esta pesquisa discursa sobre a relação entre a moda autoral de Pernambuco e a produção artesanal. Tem como objetivo geral analisar o processo de criação e produção de produtos de marcas de moda autoral na Região Metropolitana do Recife, a fim de compreender como a produção artesanal ocorre em tais empresas. Para isso, foram utilizados o método de abordagem dialético e o método de procedimento de estudo de casos múltiplos. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória e adota como técnicas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa está dividida em: fundamentação teórica e pesquisa de campo. A primeira parte expõe a pesquisa bibliográfica baseada em conceitos acerca de artesanato e “trabalho como artesanato”, bem como na teoria acerca de moda autoral e seu contexto local. A segunda parte de campo descreve a metodologia para construção da pesquisa de campo, o estudo de casos e a análise das três unidades selecionadas. Os resultados da pesquisa apontam para a figura do “criador-artífice” à frente dessas marcas autorais, e sua relação intelectual, corpórea e espacial com o produto e a oficina.