Diretrizes para o design em espaços makers dentro de um contexto de ameaças por eventos extremos: da implantação a materialização digital de produtos
Fabricação digital, materialização digital, impressão 3D, equipamentos de proteção, COVID-19, espaço maker, diretrizes de design, situação de evento extremo.
A situação pandêmica global deu visibilidade ao desenvolvimento de artefatos através da fabricação digital, pela capacidade de rápida resposta na produção de artefatos somada à escassez da cadeia produtiva. Nesta tese é apresentada uma discussão sobre a relevância da produção de artefatos através da Fabricação Digital em laboratórios makers educacionais do Brasil no período da pandemia do Coronavírus com uma abordagem da intervenção de design deste processo. O objetivo central da pesquisa é o desenvolvimento de um modelo de diretrizes de design para laboratórios makers educacionais que se proponham em contribuir para o desenvolvimento e produção de artefatos fundamentais e que estejam escassos na cadeia produtiva em decorrência de uma situação extrema, como é o caso da pandemia de COVID-19. Na elaboração deste trabalho iremos destacar a produção de artefatos através da materialização digital com tecnologias presentes em espaços makers educacionais, com a finalidade de apresentar as habilidades e técnicas desenvolvidas neste processo para o desenvolvimento do produto em um contexto crítico de emergência. Pretende-se reforçar o papel fundamental exercido pela comunidade maker e instituições comprometidas com a tecnologia que atuaram em uma frente ampla de combate a COVID-19. Através de uma inciativa coletiva e focada na elaboração de equipamentos de proteção para profissionais que atuaram na linha de frente neste contexto extremo, bem como na produção de artefatos fundamentais e escassos na cadeia produtiva mundial. Serão apresentadas as principais tecnologias utilizadas nos espaços makers discutindo suas potencialidades e limitações na materialização do projeto digital, bem como os impactos na comunidade escolar e comunidade externa ao espaço educacional. A tese se baseia no contexto da pandemia da COVID-19, em diretrizes de design em espaços makers educacionais no que envolve o processo de desenvolvimento de artefatos voltados ao combate desta situação extrema. Assim, pretende-se contribuir com uma estratégia de ação e organização onde o designer e/ou maker é um agente intrínseco a estes espaços para a produção de artefatos voltados a possíveis e
futuras emergências extremas.